Introdução à Computação Gráfica

CÓDIGO: MAT 006

DISCIPLINA: Introdução à Computação Gráfica

NÍVEL: Iniciação Científica

CARGA HORÁRIA:

  • Teórica (por semana): 6
  • Prática (por semana): 2
  • Total: 60 horas

EMENTA:

Conceitos e Aplicações da Computação Gráfica. Geometria e Computação Gráfica. Transformações. Espaços de cor. Objetos gráficos. Imagem digital. Quantização de imagens. Modelagem geométrica. Sistemas de modelagem Câmera virtual. Recorte. Visibilidade. Iluminação. e função de coloração. Fundamentos de sistemas gráficos.

BIBLIOGRAFIA:

  1. GOMES, J. e VELHO, L. – Fundamentos da Computação Gráfica. Série de Computação e Matemática, 2003.
  2. ROGERS, D. F. et al. Mathematical Elements for Computer Graphics . McGraw-Hill, 1990.
  3. WATT, A. - 3D Computer Graphics. Terceira edição, Reading, Mass., Addison-Wesley, 1999.