Avisos

viibsbm


ApresentaçãoAtividadesAvisosComitêsConvidados ConfirmadosEdições Anteriores
Eixos TemáticosInformações ÚteisInscriçõesMatExpoO LogoProgramação


Avisos

p>Confira aqui a lista de tabalhos selecionados:

  • Comunicações orais aceitas
  • Mini-cursos aceitos
  • Oficinas aceitas
  • Posteres aceitos
  • Palestras aceitas

    Nome Instituição Título
    Giovana De Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Câmpus Bento Gonçalves Materiais Manipuláveis E Jogos Nas Aulas De Matemática A Experiência Do Estágio Supervisionado No Ensino Fundamental
    Giovana De Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Câmpus Bento Gonçalves Materiais Manipuláveis E Jogos Nas Aulas De Matemática A Experiência Do Estágio Supervisionado No Ensino Fundamental
    Antonio Marcus Dias Moreira IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada Técnicas de resolução de exercícios sobre tabuleiros nas olimpíadas de Matemática
    Azucena Mireya Duarte Zelaya UNESP, Universidad Estatal Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Aplicações da Teoria Algébrica dos Números em Problemas de Comunicação Móvel
    Diego Eduardo Lieban IFRS-BG Um Problema Com Mapas: A Álgebra Linear E A Geometria Clássica Combinadas Em Uma Proposta Com O Geogebra
    Nicolau Matiel Lunardi Diehl IFRS-Caxiasdo Sul O Problema dos Mapas e Teoremas de Ponto Fixo
    Armando Gil Magalhães Neves UFMG O que um matemático tem a dizer sobre a "extinção" dos Neandertais?
    Carmen Vieira Mathias UFSM Método Dos Mínimos Quadrados No Ensino Médio
    Francielle Rodrigues De Castro Coelho Universidade Federal de Uberlândia Um Teorema sobre Zp-coincidências e Gênus
    Jhone Caldeira Silva IME/UFG - Universidade Federal de Goiás Grupos Periódicos e Grupos de Expoente Finito no Contexto do Problema Restrito de Burnside
    José Carlos Oliveira Costa Centro Universitário Fundação Santo André-CUFSA/FAENG Matemática Ensinada Com Profundidade E Adequação A Futura Carreira Do Jovem No Ensino Médio Passa Por Mais Opções De Caminhos Formativos
    Mauren Porciúncula Moreira Da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG/RS A Vida É Estatística: Uma Nova Abordagem Para A Educação Estatística
    Mauricio De Araujo Ferreira Universidade Estadual de Feira de Santana Resolvendo equações em corpos p-ádicos
    Ornan Filipe De Araujo Oliveira UFAL A Lei Da Reciprocidade Quadrática

    Mini-cursos aceitos

    Nome Instituição Título
    Graziele Souza Mózer Colégio Pedro II Para que servem os números irracionais?
    Rosa Maria Machado Universidade Estadual de Campinas Soluções com softwares geométricos de problemas apresentados por Gabriel Lamé no início do século 19.
    Adilandri Mercio Lobeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná Algoritmo Programado Via MATLAB R para Resolver as Equações Diferenciais Parciais de LaPlace, Calor e Onda em uma dimensão com uso do Método Das Diferenças Finitas
    Ali Golmakani UFAL Cadeias de Markov
    Angelo Papa Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Somas de quadrados
    Clicia Geovana Alves Pereira Universidade Estadual de Maringá Algoritmo Programado Via MATLAB R para Resolver as Equações Diferenciais Parciais de LaPlace, Calor e Onda em uma dimensão com uso do Método Das Diferenças Finitas
    Eduardo Sebastiani Ferreira UNICAMP O Uso De Numeração E Ábacos Hiberoamericanos Na Educação Básica
    Francisco Regis Vieira Alves Alves Instituto Federal De Educação, Ciencia E Tecnologia Do Estado Do Ceará - IFCE Curva de Bézier e os Polinômios De Bersntein: Situações Envolvendo o Uso do Geogebra e do Cas Maple
    Heleno Cunha UFMG Escher o Coxeter. Arte e Matemática
    Humberto José Bortolossi Universidade Federal Fluminense Amostragem, Regressão Linear e O Método dos Mínimos Quadrados em Estatística: Uma Introdução para Professores do Ensino Básico
    Juan Amadeo Soriano Universidade Estadual de Maringá Algoritmo Programado Via MATLAB R para Resolver as Equações Diferenciais Parciais de LaPlace, Calor e Onda em uma dimensão com uso do Método Das Diferenças Finitas
    Oscar Eduardo Ocampo Uribe Universidade Federal da Bahia Os grupos de tranças de Artin
    Ricardo Parreira Da Silva Universidade Estadual Paulista Perturbação de domínios e homogeneização para equações diferenciais parciais
    Rogério Ricardo Steffenon Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos Jogos matemáticos: uma maneira divertida de aprender Matemática
    Suzi Samá Pinto Universidade Federal do Rio Grande - RS Projetos de Aprendizagem no Ensino de Estatística

    Thiago Porto De Almeida Freitas & Ana Paula de Araujo Chaves

    Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão O Rei Maligno e a Princesa Generosa: sobre bases numéricas e critérios de divisibilidade
    Wanderson Aleksander Da Silva Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco Combinatória e Sistemas de votação
    Samuel Barbosa Universidade Federal da Bahia Equivalências e Consequências da Hipótese do Contínuo em
    Análise e Topologia

    Oficinas aceitas

    Nome Instituição Título
    Cristiana Pilatti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves Origami: Uma Estratégia Metodológica Para A Aprendizagem Da Geometria
    Genesis Andrws Cardias Silva Baia UEPA Interdisciplinaridade No Geogebra: Matemática, Física E Astronomia
    Marcos Alves Dos Santos IME-USP Pontos notáveis de um triângulo: um estudo dinâmico e estendido.
    Pedro José Da Silva Pessoa Instituto Federal de Alagoas - UFAL Racionalizando denominadores
    Eduardo Shirlippe Goes Leandro Universidade Federal de Pernambuco Ornamentações e os 17 Grupos Discretos de Simetrias do Plano
    Jorge Carvalho Brandão UFC Matemática Inclusiva
    Jose Joelson Pimentel De Almeida Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Poliedros de Platão: do Concreto ao Abstrato
    Rodrigo Lucas Rodrigues Universidade de São Paulo Uso da calculadora do feirante em sala de aula
    Wanderley Moura Rezende Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense (Re)Construindo O Conceito De Número Racional

    Posteres aceitos

    Nome Instituição Título
    Adriano Mansur Padilha Zaher Universidade Federal do Rio Grande Uma Aplicação de Geometria Diferencial à Indústria: molde para empacotamento automático
    Alcimara Dos Santos Lobato Universidade Federal Do Pará O Ensino de Geometria nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
    Alexsandro De Melo Silva IFAL- Instituto Federal de Alagoas Fractal: O Floco de Neve Koch
    Aline Aparecida De Freitas Instituto Federal Goiano - campus Urutaí PIBID Matemática Em Ação: Oficina Com O Jogo Senha
    Aline De Melo Machado Universidade Federal Fluminense Teoria Matemática de Epidemias: O Teorema do Limiar
    Andrêssa Mª R. Demolinari Neiva E.E. Professora Francisca Pereira Rodrigues A Importância do PIBID na Escola
    Arthur Cavalcante Cunha Universidade Federal de Campina Grande - UFCG Uma demonstração elegante de que R^n não é homeomorfo a R^n - {0}
    Barjonas Machado Rodrigues Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Análise gráfica do comportamento de aplicações financeiras pelo método de Euler
    Bianca Da Silva Lopes Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Análise Combinatória sem Fórmulas
    Brenno Silva Mattos Universidade Federal Fluminense Atividades de Matemática Recreativa
    Camila Campos Carvalho instituto federal goiano - campus urutai “Dobrando a Geometria”: o uso de dobraduras no ensino geométrico
    Cassia Ferreira Sampaio Universidade Federal de Alagoas Grupos Nilpotentes e Solúveis são Fechados em relação a Subgrupos, Grupos Quocientes e Produtos Diretos
    Danilo Do Nascimento De Jesus Instituto Federal Da Bahia - IFBA O Uso da Malha Quadriculada no Estudo de M.M.C. e Otimização de Área
    Damares Cristina Fatima Da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO A Intuição e o Desenvolvimento da Teoria de Conjuntos Infinitos
    Daniel Barbosa De Oliveira Universidade Federal de Campina Grande Aplicações Geométricas da Congruência Modular
    David Ribeiro De Araújo Neves Universidade Federal de Pernambuco LETROCA: UMA Melhor Compreensão DE Permutação Através DE Jogos On-line
    Edemberg Jose Moura Araujo Universidade Federal Rural de Pernambuco Um Breve Relato Sobre a Algebra
    Eliane Prezepiorski UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste PIBID na UNICENTRO: Fortalecendo A Licenciatura Em Matemática
    Elisson Dos Santos Morales Universidade de Brasília Uma abordagem do ensino da Matemática segundo os professores Robert e Ellen Kaplan
    Emanuel Carlos Albuquerque Alves Universidade Federal de Campina Grande Equações Polinomiais e Matrizes Circulantes
    Emerson Gordiano De Almeida Universidade Estadual de Feira de Santana Aproximando Funções por Polinômios, Algumas Aplicações Interessantes
    Eudes Antonio Da Costa UFT - Arraias Álgebras Universais Associativas Lie Nilpotentes de Classe 4
    Fabiana Gerusa Leindeker Da Silva UFSM Aplicação de Números Complexos em Problemas de Rotação no Plano
    Vladimir Thiengo Colégio Pedro II Ensino de Exponenciais e Logaritmos no Ensino Médio, via Aplicações
    Fabiola Da Cruz Martins UFCG Dinamizando o Ensino da Estatística Através de Pesquisas e uso de Aplicativos na Escola
    Felipe Andrade Velozo Universidade Federal de Lavras Relações entre as Desigualdades de Bell, de Clauser Horne-Shimony-Holt e de Wigner, e a Compatibilização da Teoria da Probabilidade com a Teoria Quântica através de Probabilidade Condicional
    Flavia Aparecida Bezerra Da Silva Universidade Estadual da Paraíba Do Mundo Sensível à Relação de Euler: Uma Proposta para o Ensino de Geometria
    Flávio Morais De Miranda Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Goiás - Campus Goiânia K-surfaces em H^2XR e S^2XR
    Gabriel Antonio Da Silva Inacio Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de Ilha Solteira Ciclos limites de sistemas de Lienard
    Geovany Fernandes Patricio Universidade Federal de Campina Grande Uma Incrível EDO Universal
    Gilberto Senandes De Menezes Escola estadual de Ensino Médio Baltazar de Oliveira Garcia Xadrez na Sala de Aula
    Guilherme Augusto Batista Trindade Universidade Federal Fluminense O Ensino de Funções Trigonométricas: Uma Contribuição do PIBID UFF para a Escola Básica
    Hamilton Regis Menezes De Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - IFCE A Relação de Sequência de Fibonacci com a Razão Áurea
    Hugo Leonardo Coutinho Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Somas Telescópicas
    Isabelle Ediene Tomaz Da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco Introdução ao Estudo de Coloração de Grafos
    Islanita Cecília Alcantara De Albuquerque Universidade de Pernambuco O Ensino de Limites numa perspectiva abstrata
    Ivan Wilber Aguilar Maron Universidade Federal Fluminense Teoria Matemática de Epidemias: O Teorema do Limiar
    Iury Adones Xavier Dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE A Contextualização da Função Afim com Aparatos Experimentais de Física, Utilizando a Tecnologia da Plataforma do Arduino e Materiais de Baixo Custo, Sendo Aplicada no Ensino Médio
    Jefferson Fernandes Garcia IFRS Bento Gonçalves Ciclo Trigonométrico utilizando o GeoGebra
    João Pedro Lacerda Diniz Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí Uma Experiência a Partir da OBMEP
    Joél Faria Junior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Campus de Ilha Solteira Álgebra Geométrica: Uma Aplicação nas Equações de Maxwell
    Jonas Antonio De Santana Universidade Federal de Pernambuco Aprendendo Análise Combinatória sem o uso de Fórmulas
    José Robério Bezerra Rodrigues UFAL A Construção da Pipa Tetraédrica de Alexander Graham Bell como Auxílio à Aprendizagem do Conteúdo de Geometria Espacial
    Josefa Vanessa Murici Defensor Universidade Federal de Alagoas Ensino da Matemática: Uma Perspectiva Interdisciplinar
    Josimara Tatiane Da Silva UFRN Sobre o GMRES precondicionado
    Juciara Alves Ferreira Universidade Federal do Rio Grande O Ensino de Números Complexos Utilizando o Software Wxmaxima
    Juliano Vieira De Oliveira Universidade Federal Fluminense O Uso da Decomposição em Valores Singulares no Processamento de Imagens Digitais
    Karoliny Sardeiro De Souza Universidade Federal do Tocantins Teorema da Base de Hilbert via Lema de Higman
    Kelly Maira Amaral Soares Universidade Federal de Mato Grosso do Sul A Influência das Atividades Lúdicas no Ensino de Matemática
    Kelly Rodrigues De Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará - IFCE Conhecendo o Mundo dos Fractais
    Laise Dias Alves Araújo Universidade Federal de Campina Grande - UFCG Topologia m-Ádica
    Laura Alves Pacifico Da Silva Universidade Federal Rural De Pernambuco Vivenciando Situações e Experimentos Geométricos no Ensino da Matemática
    Lindinês Coleta Da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL / Campus de Arapiraca Construções Geométricas com Régua e Compasso
    Lucas Rosa Rocha Carvalho Instituto Federal Goiano Campus Urutaí Dificuldades Dentro do Conjunto dos Racioanis de Alunos do 1º de Administração do Ensino Médio do IF
    Luciano Garim Garcia Universidade Federal do Rio Grande Um Estudo Sobre as Funções de Variáveis Complexas Utilizando o Software Wxmaxima
    Luis Fernando Melo De Rosso Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Material Digital no Ensino da Matemática: Potencializando Novos Olhares nos Processos de Ensino e Aprendizagem
    Marcelio Lopes Rodrigues Universidade do Estado do Amazonas Discalculia no Ensino Médio e os Jogos Matemáticos
    Marcia Braga De Carvalho Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Problema do Tipo Job Shop: Abordagens Híbridas Utilizando à Teoria dos Conjuntos Fuzzy
    Márcia Regina Da Silva UFCG Teorema de Pitágoras segundo Euclides
    Maria Dayane Dalysse Dos Santos UFAL NÚMERO DE OURO E CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS
    Maritza Costa Moraes Universidade Federal do Rio Grande- UFRG Discurso de Professores de Matemática Sobre o uso sas Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica
    Marlon Oliveira Martins Leandro Universidade Federal de Pernambuco Geometria Fractal: Generalidades e Aplicações
    Maria Joana Faustino Da Silva UFRPE A Arte da Matemática: A utilização de mosaicos para o ensino e aprendizagem da Geometria
    Michelle Maggioni Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Bento Gonçalves O Uso de Tecnologias na Prática Pedagógica: Possibilidades com o Software Geogebra e a Plataforma Geogebratube
    Patric Natallyte Santana Souza UNEB Análise de Funções Racionais no Software Graphmática
    Paulo Henrique Firmino Da Silva Instituto Federal De Pernambuco O Jogo como uma Ferramenta de Implementação Didática na Prática do Ensino/Aprendizagem de Adição no 4º ano: Brincando de Aprender
    Pedro Paulo Cavalcante Universidade do Estado do Rio de Janeiro Dever de Casa: Como estudar matemática utilizando repositórios digitais
    Rafael Barbosa Da Silva UFF Existência de Conexões versus Módulos Projetivos
    Raphael Dacampora Universidade Federal de Santa Maria - UFSM A Duplicação do Cubo: A Redução de Hipócrates e as Médias Proporcionais
    Raul Miguel Ferreira Da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus Arapiraca A Irracionalidade dos Números? "pi" e "e".
    Renato Ricardo De Paula Universidade Federal Fluminense Simulação de Monte Carlo de um Modelo de Controle de Estoque de uma Loja
    Robson De Abreu Fonseca Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia Do Piauí Uma Análise da Aplicação de Matrizes e Sistemas Lineares com uso ce Softwares para Obtenção de Polinômios de Interpolação, Atividades de Ensino no Laboratório de Informática
    Rodrigo Costa Universidade Federal de Alagoas Os Três Problemas Clássicos da Matemática Grega
    Rodrigo Da Silva Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do do Pará (IFPA) Análise gráfica do comportamento de aplicações financeiras pelo método de Euler
    Saimon De Souza Rocha Universidade Estadual de Feira de Santana Apresentações de Grupos
    Saulo Portes Dos Reis UNESP-Campus Ilha Solteira Uma interpretação Matemática Equações de Maxwell e a propagação de Ondas Eletromagnéticas
    Simone Gabriely Da Silva Lima Universidade do Estado da Bahia Matemática Financeira e Equações Diferenciais: Conexões e Aplicações em Problemas com Custo Efetivo Total
    Sylvia Ferreira Da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco O mundo Não-Euclidiano
    Tatiane Maria Romio IFRS-Câmpus Bento Gonçalves A Utilização de Jogos e Aplicações aa Resolução ee Equações ee 1º e 2º Grau
    Thaina Do Nascimento Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Projeto: Resolução de Problemas do Banco de Questões da OBMEP
    Thamires Suely Melo Da Silva Universidade Ferderal Do Pará Cubo Mágico e a Matemática
    Thatiany Santos De Santana Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí PIBID/Matemática: O Uso do Software Excel no Processo de Ensino-Aprendizagem de Operações com Matrizes
    Thayná Da Silva Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Projeto: Resolução de Problemas do Banco de Questões da OBMEP
    Thiago Felipe Da Silva Universidade Federal de Campina Grande Todo Grupo é um Subgrupo Derivado!?
    Viviane Batista Dos Santos Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL / Arapiraca Campus de Investigações sobre a Teoria dos Nós
    Weslley Ferreira Da Silva UFCG - Universidade Federal de Campina Grande Um Teorema Maravilhoso, O Teorema de Marden