Avisos
Apresentação • Atividades • Avisos • Comitês • Convidados Confirmados • Edições Anteriores
Eixos Temáticos • Informações Úteis • Inscrições • MatExpo • O Logo • Programação
Avisos
p>Confira aqui a lista de tabalhos selecionados:- Comunicações orais aceitas
- Mini-cursos aceitos
- Oficinas aceitas
- Posteres aceitos
Palestras aceitas
Nome | Instituição | Título | |
Giovana De Oliveira | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Câmpus Bento Gonçalves | Materiais Manipuláveis E Jogos Nas Aulas De Matemática A Experiência Do Estágio Supervisionado No Ensino Fundamental | |
Giovana De Oliveira | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Câmpus Bento Gonçalves | Materiais Manipuláveis E Jogos Nas Aulas De Matemática A Experiência Do Estágio Supervisionado No Ensino Fundamental | |
Antonio Marcus Dias Moreira | IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada | Técnicas de resolução de exercícios sobre tabuleiros nas olimpíadas de Matemática | |
Azucena Mireya Duarte Zelaya | UNESP, Universidad Estatal Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | Aplicações da Teoria Algébrica dos Números em Problemas de Comunicação Móvel | |
Diego Eduardo Lieban | IFRS-BG | Um Problema Com Mapas: A Álgebra Linear E A Geometria Clássica Combinadas Em Uma Proposta Com O Geogebra | |
Nicolau Matiel Lunardi Diehl | IFRS-Caxiasdo Sul | O Problema dos Mapas e Teoremas de Ponto Fixo | |
Armando Gil Magalhães Neves | UFMG | O que um matemático tem a dizer sobre a "extinção" dos Neandertais? | |
Carmen Vieira Mathias | UFSM | Método Dos Mínimos Quadrados No Ensino Médio | |
Francielle Rodrigues De Castro Coelho | Universidade Federal de Uberlândia | Um Teorema sobre Zp-coincidências e Gênus | |
Jhone Caldeira Silva | IME/UFG - Universidade Federal de Goiás | Grupos Periódicos e Grupos de Expoente Finito no Contexto do Problema Restrito de Burnside | |
José Carlos Oliveira Costa | Centro Universitário Fundação Santo André-CUFSA/FAENG | Matemática Ensinada Com Profundidade E Adequação A Futura Carreira Do Jovem No Ensino Médio Passa Por Mais Opções De Caminhos Formativos | |
Mauren Porciúncula Moreira Da Silva | Universidade Federal do Rio Grande - FURG/RS | A Vida É Estatística: Uma Nova Abordagem Para A Educação Estatística | |
Mauricio De Araujo Ferreira | Universidade Estadual de Feira de Santana | Resolvendo equações em corpos p-ádicos | |
Ornan Filipe De Araujo Oliveira | UFAL | A Lei Da Reciprocidade Quadrática |
Mini-cursos aceitos
Nome | Instituição | Título |
Graziele Souza Mózer | Colégio Pedro II | Para que servem os números irracionais? |
Rosa Maria Machado | Universidade Estadual de Campinas | Soluções com softwares geométricos de problemas apresentados por Gabriel Lamé no início do século 19. |
Adilandri Mercio Lobeiro | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | Algoritmo Programado Via MATLAB R para Resolver as Equações Diferenciais Parciais de LaPlace, Calor e Onda em uma dimensão com uso do Método Das Diferenças Finitas |
Ali Golmakani | UFAL | Cadeias de Markov |
Angelo Papa Neto | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE | Somas de quadrados |
Clicia Geovana Alves Pereira | Universidade Estadual de Maringá | Algoritmo Programado Via MATLAB R para Resolver as Equações Diferenciais Parciais de LaPlace, Calor e Onda em uma dimensão com uso do Método Das Diferenças Finitas |
Eduardo Sebastiani Ferreira | UNICAMP | O Uso De Numeração E Ábacos Hiberoamericanos Na Educação Básica |
Francisco Regis Vieira Alves Alves | Instituto Federal De Educação, Ciencia E Tecnologia Do Estado Do Ceará - IFCE | Curva de Bézier e os Polinômios De Bersntein: Situações Envolvendo o Uso do Geogebra e do Cas Maple |
Heleno Cunha | UFMG | Escher o Coxeter. Arte e Matemática |
Humberto José Bortolossi | Universidade Federal Fluminense | Amostragem, Regressão Linear e O Método dos Mínimos Quadrados em Estatística: Uma Introdução para Professores do Ensino Básico |
Juan Amadeo Soriano | Universidade Estadual de Maringá | Algoritmo Programado Via MATLAB R para Resolver as Equações Diferenciais Parciais de LaPlace, Calor e Onda em uma dimensão com uso do Método Das Diferenças Finitas |
Oscar Eduardo Ocampo Uribe | Universidade Federal da Bahia | Os grupos de tranças de Artin |
Ricardo Parreira Da Silva | Universidade Estadual Paulista | Perturbação de domínios e homogeneização para equações diferenciais parciais |
Rogério Ricardo Steffenon | Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos | Jogos matemáticos: uma maneira divertida de aprender Matemática |
Suzi Samá Pinto | Universidade Federal do Rio Grande - RS | Projetos de Aprendizagem no Ensino de Estatística |
Thiago Porto De Almeida Freitas & Ana Paula de Araujo Chaves |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão | O Rei Maligno e a Princesa Generosa: sobre bases numéricas e critérios de divisibilidade |
Wanderson Aleksander Da Silva Oliveira | Universidade Federal Rural de Pernambuco | Combinatória e Sistemas de votação |
Samuel Barbosa | Universidade Federal da Bahia | Equivalências e Consequências da Hipótese do Contínuo em Análise e Topologia |
Oficinas aceitas
Nome | Instituição | Título |
Cristiana Pilatti | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves | Origami: Uma Estratégia Metodológica Para A Aprendizagem Da Geometria |
Genesis Andrws Cardias Silva Baia | UEPA | Interdisciplinaridade No Geogebra: Matemática, Física E Astronomia |
Marcos Alves Dos Santos | IME-USP | Pontos notáveis de um triângulo: um estudo dinâmico e estendido. |
Pedro José Da Silva Pessoa | Instituto Federal de Alagoas - UFAL | Racionalizando denominadores |
Eduardo Shirlippe Goes Leandro | Universidade Federal de Pernambuco | Ornamentações e os 17 Grupos Discretos de Simetrias do Plano |
Jorge Carvalho Brandão | UFC | Matemática Inclusiva |
Jose Joelson Pimentel De Almeida | Universidade Estadual da Paraíba | Ensino de Poliedros de Platão: do Concreto ao Abstrato |
Rodrigo Lucas Rodrigues | Universidade de São Paulo | Uso da calculadora do feirante em sala de aula |
Wanderley Moura Rezende | Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense | (Re)Construindo O Conceito De Número Racional |
Posteres aceitos
Nome | Instituição | Título |
Adriano Mansur Padilha Zaher | Universidade Federal do Rio Grande | Uma Aplicação de Geometria Diferencial à Indústria: molde para empacotamento automático |
Alcimara Dos Santos Lobato | Universidade Federal Do Pará | O Ensino de Geometria nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
Alexsandro De Melo Silva | IFAL- Instituto Federal de Alagoas | Fractal: O Floco de Neve Koch |
Aline Aparecida De Freitas | Instituto Federal Goiano - campus Urutaí | PIBID Matemática Em Ação: Oficina Com O Jogo Senha |
Aline De Melo Machado | Universidade Federal Fluminense | Teoria Matemática de Epidemias: O Teorema do Limiar |
Andrêssa Mª R. Demolinari Neiva | E.E. Professora Francisca Pereira Rodrigues | A Importância do PIBID na Escola |
Arthur Cavalcante Cunha | Universidade Federal de Campina Grande - UFCG | Uma demonstração elegante de que R^n não é homeomorfo a R^n - {0} |
Barjonas Machado Rodrigues | Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) | Análise gráfica do comportamento de aplicações financeiras pelo método de Euler |
Bianca Da Silva Lopes Nogueira | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Análise | Combinatória sem Fórmulas |
Brenno Silva Mattos | Universidade Federal Fluminense | Atividades de Matemática Recreativa |
Camila Campos Carvalho | instituto federal goiano - campus urutai | “Dobrando a Geometria”: o uso de dobraduras no ensino geométrico |
Cassia Ferreira Sampaio | Universidade Federal de Alagoas | Grupos Nilpotentes e Solúveis são Fechados em relação a Subgrupos, Grupos Quocientes e Produtos Diretos |
Danilo Do Nascimento De Jesus | Instituto Federal Da Bahia - IFBA | O Uso da Malha Quadriculada no Estudo de M.M.C. e Otimização de Área |
Damares Cristina Fatima Da Silva | UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO | A Intuição e o Desenvolvimento da Teoria de Conjuntos Infinitos |
Daniel Barbosa De Oliveira | Universidade Federal de Campina Grande | Aplicações Geométricas da Congruência Modular |
David Ribeiro De Araújo Neves | Universidade Federal de Pernambuco | LETROCA: UMA Melhor Compreensão DE Permutação Através DE Jogos On-line |
Edemberg Jose Moura Araujo | Universidade Federal Rural de Pernambuco | Um Breve Relato Sobre a Algebra |
Eliane Prezepiorski | UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste | PIBID na UNICENTRO: Fortalecendo A Licenciatura Em Matemática |
Elisson Dos Santos Morales | Universidade de Brasília | Uma abordagem do ensino da Matemática segundo os professores Robert e Ellen Kaplan |
Emanuel Carlos Albuquerque Alves | Universidade Federal de Campina Grande | Equações Polinomiais e Matrizes Circulantes |
Emerson Gordiano De Almeida | Universidade Estadual de Feira de Santana | Aproximando Funções por Polinômios, Algumas Aplicações Interessantes |
Eudes Antonio Da Costa | UFT - Arraias | Álgebras Universais Associativas Lie Nilpotentes de Classe 4 |
Fabiana Gerusa Leindeker Da Silva | UFSM | Aplicação de Números Complexos em Problemas de Rotação no Plano |
Vladimir Thiengo | Colégio Pedro II | Ensino de Exponenciais e Logaritmos no Ensino Médio, via Aplicações |
Fabiola Da Cruz Martins | UFCG | Dinamizando o Ensino da Estatística Através de Pesquisas e uso de Aplicativos na Escola |
Felipe Andrade Velozo | Universidade Federal de Lavras | Relações entre as Desigualdades de Bell, de Clauser Horne-Shimony-Holt e de Wigner, e a Compatibilização da Teoria da Probabilidade com a Teoria Quântica através de Probabilidade Condicional |
Flavia Aparecida Bezerra Da Silva | Universidade Estadual da Paraíba | Do Mundo Sensível à Relação de Euler: Uma Proposta para o Ensino de Geometria |
Flávio Morais De Miranda | Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Goiás - Campus Goiânia | K-surfaces em H^2XR e S^2XR |
Gabriel Antonio Da Silva Inacio | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de Ilha Solteira | Ciclos limites de sistemas de Lienard |
Geovany Fernandes Patricio | Universidade Federal de Campina Grande | Uma Incrível EDO Universal |
Gilberto Senandes De Menezes | Escola estadual de Ensino Médio Baltazar de Oliveira Garcia | Xadrez na Sala de Aula |
Guilherme Augusto Batista Trindade | Universidade Federal Fluminense | O Ensino de Funções Trigonométricas: Uma Contribuição do PIBID UFF para a Escola Básica |
Hamilton Regis Menezes De Araujo | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - IFCE | A Relação de Sequência de Fibonacci com a Razão Áurea |
Hugo Leonardo Coutinho Dantas | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | Somas Telescópicas |
Isabelle Ediene Tomaz Da Silva | Universidade Federal Rural de Pernambuco | Introdução ao Estudo de Coloração de Grafos |
Islanita Cecília Alcantara De Albuquerque | Universidade de Pernambuco | O Ensino de Limites numa perspectiva abstrata |
Ivan Wilber Aguilar Maron | Universidade Federal Fluminense | Teoria Matemática de Epidemias: O Teorema do Limiar |
Iury Adones Xavier Dos Santos | Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE | A Contextualização da Função Afim com Aparatos Experimentais de Física, Utilizando a Tecnologia da Plataforma do Arduino e Materiais de Baixo Custo, Sendo Aplicada no Ensino Médio |
Jefferson Fernandes Garcia | IFRS Bento Gonçalves | Ciclo Trigonométrico utilizando o GeoGebra |
João Pedro Lacerda Diniz | Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí | Uma Experiência a Partir da OBMEP |
Joél Faria Junior | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Campus de Ilha Solteira | Álgebra Geométrica: Uma Aplicação nas Equações de Maxwell |
Jonas Antonio De Santana | Universidade Federal de Pernambuco | Aprendendo Análise Combinatória sem o uso de Fórmulas |
José Robério Bezerra Rodrigues | UFAL | A Construção da Pipa Tetraédrica de Alexander Graham Bell como Auxílio à Aprendizagem do Conteúdo de Geometria Espacial |
Josefa Vanessa Murici Defensor | Universidade Federal de Alagoas | Ensino da Matemática: Uma Perspectiva Interdisciplinar |
Josimara Tatiane Da Silva | UFRN | Sobre o GMRES precondicionado |
Juciara Alves Ferreira | Universidade Federal do Rio Grande | O Ensino de Números Complexos Utilizando o Software Wxmaxima |
Juliano Vieira De Oliveira | Universidade Federal Fluminense | O Uso da Decomposição em Valores Singulares no Processamento de Imagens Digitais |
Karoliny Sardeiro De Souza | Universidade Federal do Tocantins | Teorema da Base de Hilbert via Lema de Higman |
Kelly Maira Amaral Soares | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | A Influência das Atividades Lúdicas no Ensino de Matemática |
Kelly Rodrigues De Sousa | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará - IFCE | Conhecendo o Mundo dos Fractais |
Laise Dias Alves Araújo | Universidade Federal de Campina Grande - UFCG | Topologia m-Ádica |
Laura Alves Pacifico Da Silva | Universidade Federal Rural De Pernambuco | Vivenciando Situações e Experimentos Geométricos no Ensino da Matemática |
Lindinês Coleta Da Silva | Universidade Federal de Alagoas - UFAL / Campus de Arapiraca | Construções Geométricas com Régua e Compasso |
Lucas Rosa Rocha Carvalho | Instituto Federal Goiano Campus Urutaí | Dificuldades Dentro do Conjunto dos Racioanis de Alunos do 1º de Administração do Ensino Médio do IF |
Luciano Garim Garcia | Universidade Federal do Rio Grande | Um Estudo Sobre as Funções de Variáveis Complexas Utilizando o Software Wxmaxima |
Luis Fernando Melo De Rosso | Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA | Material Digital no Ensino da Matemática: Potencializando Novos Olhares nos Processos de Ensino e Aprendizagem |
Marcelio Lopes Rodrigues | Universidade do Estado do Amazonas | Discalculia no Ensino Médio e os Jogos Matemáticos |
Marcia Braga De Carvalho Ferreira | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | Problema do Tipo Job Shop: Abordagens Híbridas Utilizando à Teoria dos Conjuntos Fuzzy |
Márcia Regina Da Silva | UFCG | Teorema de Pitágoras segundo Euclides |
Maria Dayane Dalysse Dos Santos | UFAL | NÚMERO DE OURO E CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS |
Maritza Costa Moraes | Universidade Federal do Rio Grande- UFRG | Discurso de Professores de Matemática Sobre o uso sas Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica |
Marlon Oliveira Martins Leandro | Universidade Federal de Pernambuco | Geometria Fractal: Generalidades e Aplicações |
Maria Joana Faustino Da Silva | UFRPE | A Arte da Matemática: A utilização de mosaicos para o ensino e aprendizagem da Geometria |
Michelle Maggioni | Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Bento Gonçalves | O Uso de Tecnologias na Prática Pedagógica: Possibilidades com o Software Geogebra e a Plataforma Geogebratube |
Patric Natallyte Santana Souza | UNEB | Análise de Funções Racionais no Software Graphmática |
Paulo Henrique Firmino Da Silva | Instituto Federal De Pernambuco | O Jogo como uma Ferramenta de Implementação Didática na Prática do Ensino/Aprendizagem de Adição no 4º ano: Brincando de Aprender |
Pedro Paulo Cavalcante | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Dever de Casa: Como estudar matemática utilizando repositórios digitais |
Rafael Barbosa Da Silva | UFF | Existência de Conexões versus Módulos Projetivos |
Raphael Dacampora | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | A Duplicação do Cubo: A Redução de Hipócrates e as Médias Proporcionais |
Raul Miguel Ferreira Da Silva | Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus Arapiraca | A Irracionalidade dos Números? "pi" e "e". |
Renato Ricardo De Paula | Universidade Federal Fluminense | Simulação de Monte Carlo de um Modelo de Controle de Estoque de uma Loja |
Robson De Abreu Fonseca | Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia Do Piauí | Uma Análise da Aplicação de Matrizes e Sistemas Lineares com uso ce Softwares para Obtenção de Polinômios de Interpolação, Atividades de Ensino no Laboratório de Informática |
Rodrigo Costa | Universidade Federal de Alagoas | Os Três Problemas Clássicos da Matemática Grega |
Rodrigo Da Silva Ferreira | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do do Pará (IFPA) | Análise gráfica do comportamento de aplicações financeiras pelo método de Euler |
Saimon De Souza Rocha | Universidade Estadual de Feira de Santana | Apresentações de Grupos |
Saulo Portes Dos Reis | UNESP-Campus Ilha Solteira | Uma interpretação Matemática Equações de Maxwell e a propagação de Ondas Eletromagnéticas |
Simone Gabriely Da Silva Lima | Universidade do Estado da Bahia | Matemática Financeira e Equações Diferenciais: Conexões e Aplicações em Problemas com Custo Efetivo Total |
Sylvia Ferreira Da Silva | Universidade Federal Rural de Pernambuco | O mundo Não-Euclidiano |
Tatiane Maria Romio | IFRS-Câmpus Bento Gonçalves | A Utilização de Jogos e Aplicações aa Resolução ee Equações ee 1º e 2º Grau |
Thaina Do Nascimento | Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | Projeto: Resolução de Problemas do Banco de Questões da OBMEP |
Thamires Suely Melo Da Silva | Universidade Ferderal Do Pará | Cubo Mágico e a Matemática |
Thatiany Santos De Santana | Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí | PIBID/Matemática: O Uso do Software Excel no Processo de Ensino-Aprendizagem de Operações com Matrizes |
Thayná Da Silva Santos | Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | Projeto: Resolução de Problemas do Banco de Questões da OBMEP |
Thiago Felipe Da Silva | Universidade Federal de Campina Grande | Todo Grupo é um Subgrupo Derivado!? |
Viviane Batista Dos Santos Silva | Universidade Federal de Alagoas - UFAL / Arapiraca | Campus de Investigações sobre a Teoria dos Nós |
Weslley Ferreira Da Silva | UFCG - Universidade Federal de Campina Grande | Um Teorema Maravilhoso, O Teorema de Marden |