Olimpíada de Matemática Premia Alunos e Professores de Alagoas
Trinta estudantes da rede pública de ensino em Alagoas vão receber uma bolsa de estudo, no valor de R$ 120, em março, como prêmio por terem sido os primeiros colocados no Estado nas Olimpíadas de Matemática, promovidas pelo Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia e Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O certame reuniu 185 mil alunos das escolas federais, estaduais e municipais, de 92 cidades alagoanas e foi realizada em duas etapas, nos meses de agosto e outubro do ano passado.
A escola campeã foi a Unec, estabelecimento da rede estadual no distrito de Xingó, em Piranhas, e receberá um laboratório de informática. “Isto mostra uma evolução do ensino também no interior do Estado”, comemora o coordenador da Olimpíada, Krerley de Oliveira, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os alunos premiados são: cinco, das 5ª e 6ª séries; cinco, das 7ª e 8ª séries; e 20, do ensino médio. “Inicialmente, seriam apenas 15 premiados, mas o número dobrou devido o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que financia o projeto Bolsa de Iniciação Científica Júnior, junto com o CNPq”, explica Krerley.
Além dos alunos e das escolas premiadas, cinco professores também foram destacados. Eles ensinam nas escolas onde estudam os alunos vencedores. José Romildo de Moura, professor da Escola Antônio Lins da Rocha, no município de Colônia de Leopoldina, e a monitora Esther Rozendo dos Santos, da Escola Alfredo Gaspar de Mendonça, no bairro Eustáquio Gomes, em Maceió, viajam na próxima semana para o Rio de Janeiro, onde participam de um curso, entre os dias 9 e 20 deste mês.
“Esta olimpíada veio para desmistificar a Matemática como uma disciplina 'bicho papão' e para incentivar os alunos a terem gosto pela matéria”, afirma José Romildo. Em sua opinião, outro fator positivo foi a participação de escolas de praticamente todos os municípios alagoanos e brasileiros, permitindo a inclusão do estudante em um certame nacional.
No Brasil, o número de participantes das olimpíadas chegou a 10,5 milhões de estudantes da rede pública de ensino.
Fonte : http://www.tribunadealagoas.com.br
Publicado em : 04/01/2006