Game Engine Architecture - Visão Geral e Composição dos Motores de Jogos

Michel Alves (IC/UFAL)

Resumo: Motores de Jogos (Game Engines) são sistemas projetados para a concepção e desenvolvimento de jogos eletrônicos. Mais que isso, são ambientes dotados de uma miríade de ferramentas que possuem como intuito a construção de jogos a partir do reuso de várias técnicas e componentes pré-estabelecidos, sendo o foco, a obtenção rápida de produtos com a reutilização dos melhores métodos: algoritmos de iluminação, renderização, texturização, inteligência artificial, detecção de colisões, comunicação em rede, etc. A palestra intitulada ‘Game Engine Architecture: Visão Geral e Composição dos Motores de Jogos’ pretende exibir os princípios iniciais que envolvem o conceito de Motores de Jogos, sua arquiterura, fases de desenvolvimento, os diferentes tipos de especialização dessas ferramentas e alguns exemplos livres de destaque atualmente.

Dia: 09 de novembro de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 15h e 00 min
Local: Sala da Pós-graduação, Bloco 12