Dúvidas Frequentes

Este espaço foi pensado para apresentar aos alunos da graduação informações básicas sobre assuntos que costumam gerar dúvidas, mas que são de grande importância na vida acadêmica. Portanto, são informações das quais todo aluno de graduação precisa. Esperamos que tirem bom proveito deste novo espaço e se sugirem outras dúvidas é só procurar a Coordenação.

 

Seguem-se as informações:

 

  1. TRANSFERÊNCIA E REOPÇÃO DE CURSO
  2. MUDANÇA DE TURNO
  3. TRANCAMENTO DE DISCIPLINA(S) E DE CURSO
  4. MATRÍCULAS

    Matrícula dos Ingressantes (Feras)

    Matrícula Acadêmica Online

    Ajuste de Matrícula

    Matrícula Vínculo e Cadastro do TCC

    Matrícula em Vagas Remanescentes

  5. O SISTEMA ACADÊMICO SIE WEB
  6. APROVEITAMENTO E DISPENSA DE DISCIPLINA
  7. CALENDÁRIO ACADÊMICO
  8. HORAS FLEXÍVEIS
  9. BIBLIOTECA SETORIAL DO IM
  10. CARTEIRA DE MEIA PASSAGEM DA TRANSPAL
  11. RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU)
  12. LICENÇA MÉDICA E LICENÇA MATERNIDADE
  13. BOLSA PERMANÊNCIA
  14. ENADE
  15. AGENDAMENTO DA DEFESA DO TCC
  16. ENTREGA DO TCC E AGENDAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU

 

TRANSFERÊNCIA E REOPÇÃO DE CURSO

Antes do final de cada semestre letivo, o DRCA (Departamento de Registro e Controle Acadêmico) divulga, por meio do site da UFAL, um edital  de transferência e outro de reopção de curso. As vagas para transferência são preenchidas por alunos vindos de outras instituições, já as de reopção, são destinadas a alunos da UFAL que desejam mudar de curso.

Os interessados deverão fazer a inscrição no DRCA, conforme orientações dos editais. Os pedidos de reopção serão analisados pelos coordenadores de curso. Os alunos que solicitarem transferência passarão por seleção conforme especificado também no edital.

Os períodos definidos para abertura dos referidos editais e para as inscrições encontram-se no Calendário Acadêmico (disponível no site da UFAL).

OBS.: O DRCA está situado no prédio da Reitoria, no andar térreo, ao lado da EDUFAL.


MUDANÇA DE TURNO

Para mudar o turno do curso o aluno precisa pedir Reopção de Curso, que seria a mudança para o curso no turno oposto. Para pedir reopção é necessário aguardar a publicação do Edital de Reopção, pelo DRCA. Isso geralmente ocorre dois ou três meses antes do novo semestre letivo. O edital é publicado no site da UFAL.

Se o aluno não conseguir a mudança por meio da Reopção poderá solicitar, no ajuste de matrículas, a matrícula em disciplina do turno contrário. Para tanto, é importante apresentar à coordenação de curso o documento que comprove a impossibilidade de o aluno cursar a disciplina no turno de origem. A solicitação, entretanto, só será atendida se houver vagas, visto que os alunos regulares do turno têm prioridade.

TRANCAMENTO DE DISCIPLINA(S) E DE CURSO

O trancamento de matrícula no curso ou em disciplina(s) poderá ser solicitado pelo aluno, junto à coordenação de curso, durante período especificado no Calendário Acadêmico.

Os formulários de solicitação estão no portal do aluno, no site na UFAL, nos seguintes endereços:

Formulário para Trancamento de disciplina(s):

http://www.ufal.edu.br/estudante/arquivos/v1/drca/formularios/trancamento-de-disciplina

Formulário para Trancamento de matrícula no curso: http://www.ufal.edu.br/estudante/arquivos/v1/drca/formularios/trancamento-de-matricula

 
Para maiores informações sobre trancamento de curso e de disciplinas, acesse a Resolução nº 56/95 - CEPE/UFAL , no endereço eletrônico a seguir: http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/legislacao/normas/documentos/resolucoes/resolucao_56_95_cepe


MATRÍCULAS

Matrícula dos Ingressantes (Feras)

Os alunos ingressantes passam por dois tipos de matrícula: a Institutcional e a Acadêmica.

No início do ano, geralmente em janeiro, os alunos aprovados no processo seletivo (ENEM/SISU) e convocados para matrícula no curso realizam a matrícula institucional. Esta consiste na apresentação dos documentos solicitados por meio do edital de matrícula e geralmente ocorre na coordenação de curso. No edital também são informados o dia e a hora da matrícula. Atualmente, o aluno precisa fazer a confirmação de matrícula na Coordenação de Curso, durante a Primeira semana de aula. Esta confirmação é feita por meio da assinatura de uma ata.

Após a confirmação de institucional, os alunos que iniciarão as aulas no 1º semestre serão matriculados nas disciplinas do 1º período do curso, no sistema acadêmico SIE WEB. Esta é a chamada matrícula acadêmica e é realizada pelo NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação).

Os alunos que iniciarão o curso no 2º semestre, terão que retornar à coordenação de curso, em data especificada também no edital de matrícula, para a confirmar a matrícula. Só após esta confirmação é que o NTI fará a matrícula acadêmica destes alunos.


Matrícula Acadêmica Online

Depois que concluir o primeiro semestre de curso, o aluno deverá, antes do início das aulas de cada semestre seguinte, realizar sua matrícula online no sistema SIE WEB. O período para realização desta matrícula é divulgado anualmente no Calendário Acadêmico, tanto para o primeiro como para o segundo semestre letivo.

No SIE WEB, o aluno faz a matrícula em cada uma das disciplinas que cursará no semestre. É importante saber que o sistema prioriza as disciplinas de períodos anteriores nas quais o alunos tenha sido reprovado, portanto não será possível deixar de fazer matrícula nestas disciplinas. Também não será possível fazer matrícula em disciplinas cujos pré-requisitos ainda não tenham sido cumpridos.

Veja mais informações sobre a matrícula acadêmica acessando o endereço eletrônico http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/legislacao/normas/matricula_academica


Ajuste de Matrícula

O ajuste de matrícula é para aqueles alunos que não conseguiram realizar a matrícula online ou que a fizeram, mas com alguma pendência. O ajuste geralmente ocorre uma ou duas semanas antes do início do semestre letivo e está previsto no Calendário Acadêmico. O ajuste de matrícula é feito na coordenação do curso, devendo o próprio aluno comparecer para solicitá-lo.


Matrícula Vínculo  e Cadastro do TCC

O aluno que já cursou todas as disciplinas obrigatórias e eletivas e que continuará matriculado apenas para fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), deverá comparecer à coordenação do curso, no período de matrícula online ou de ajuste de matrícula, para solicitar sua matrícula vinculo. Na ocasião deverá ser feito também o cadastro do TCC no SIE WEB. Para tanto o aluno deverá informar à coordenação o nome do seu orientador de TCC e o tema do trabalho.


Matrícula em Vagas Remanescentes

Também prevista no Calendário Acadêmico, a matrícula em vagas remanescentes ocorre após o período de ajuste de matrícula, sendo realizada para o preenchimento de vagas ociosas de disciplinas de outros cursos. O aluno poderá solicitar matrícula em disciplina que seja equivalente a uma disciplina de seu curso (seja ela obrigatória ou eletiva) ou em disciplina a ser cursada como isolada (disciplina que não equivale a nenhuma das disciplinas do curso).

Por exemplo: A disciplina Geometria Analítica é ofertada em vários cursos. Caso falte vaga para o aluno de matemática em seu curso, o aluno poderá solicitar a matrícula em vaga de outro curso.


O SISTEMA ACADÊMICO SIE WEB

O SIE WEB é o sistema acadêmico utilizado pela Ufal para o registro de matrículas, frequência e notas dos alunos. A partir dele o estudante pode acessar comprovante de matrícula, histórico analítico, certidão de vínvulo e boletim escolar, entre outras informações.


No sistema também encontram-se os dados de contato do aluno. É muito importante que os discentes mantenham endereço, telefones e e-mail atualizados no SIE WEB, para o caso de a Coordenação de Curso precisar entrar em contato.

O acesso ao SIE WEB pode ser feito pelo site da Ufal ou diretamente pelo endereço https://sistemas.ufal.br/academico/login.seam


APROVEITAMENTO E DISPENSA DE DISCIPLINA

Para solicitar dispensa de disciplina o aluno deverá comparecer à Coordenação de curso com o histórico de curso realizado anteriormente acompanhado do programa da disciplina que o aluno quer que seja aproveitada.

Vejamos um exemplo: um aluno que tenha cursado Física, na Ufal ou em outra instituição, antes de iniciar a graduação em matemática, deseja aproveitar a disciplina cálculo 1. Neste caso, ele deverá levar à Coordenação o histórico do curso de Física junto com o programa da disciplina de Cálculo 1 cursada.

O aluno deverá preencher  o formulário de dispensa de disciplina, disponível no endereço http:www.ufal.edu.br/estudante/arquivos/v1/drca/formularios/dispensa-de-disciplina e entregá-lo junto com os demais documentos. Toda a documentação ficará na Coordenação para análise do Coordenador de Curso. Se a dispensa for aprovada a documentação seguirá para o DRCA, que registrará no sistema SIE WEB a disciplina aproveitada.


CALENDÁRIO ACADÊMICO

O Calendário Acadêmico contém os eventos importantes de cada semestre letivo, como por exemplo: início e fim do semestre; período para realização de reavaliação e de prova final; prazo final para digitação das notas no SIE WEB; período para requerer transferência ou reopção; feriados; dentre outros. O Calendário é aprovado pelo CONSUNI (Conselho Universitário) e corresponde aos dois semestres letivos anuais. Ele encontra-se acessível a todos no endereço eletrônico http://www.ufal.edu.br/estudante/o-estudante/calendario-academico


HORAS FLEXÍVEIS

Ao final do curso de graduação, o aluno deverá ter, obrigatoriamente, 200 horas de carga horária flexível. Esta é constituída por atividades extracurriculares nas áreas de ensino, pesquisa, extensão ou representação estudantil (participação em Centro Acadêmico, CONSUNI, Diretório Central dos Estudantes-DCE, entre outros). Para mais informações consulte a Resolução nº 113-C.E.P.E. de 13/11/1995, no seguinte endereço eletrônico abaixo: http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/legislacao/normas/parte-flexivel .

Para que a carga horária flexível seja computada, o aluno deverá apresentar à coordenação de curso os originais e as cópias dos certificados das atividades realizadas. Após conferência, os documentos originais serão devolvidos ao aluno e as cópias ficarão com a coordenação, que fará o registro no SIE WEB. Apenas atividades realizadas após o início do curso de graduação são aceitas para compor a parte flexível.


BIBLIOTECA SETORIAL DO IM

A Biblioteca Setorial do Instituto de Matemática funciona no bloco 12, onde ficam todos os setores administrativos da unidade, como a Coordenação da Graduação. Grande parte do acervo da biblioteca é composta por livros de matemática, mas também estão disponíveis livros de física e as produções acadêmicas de alunos concluintes - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e Dissertações de Mestrado.

Na Biblioteca também é possível adquirir livros da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Apenas alunos de Matemática e de Computação podem fazer cadastro na biblioteca. A documentação necessária é a seguinte: Comprovante de matrícula, foto 3x4, cópia do documento de identidade e cópia do comprovante de residência. A Biblioteca Setorial funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 21h30.


CARTEIRA DE MEIA PASSAGEM DA TRANSPAL

Para fazer o recadastro da carteira de meia passagem da Transpal, ou para realizar o cadastro e obter a referida carteira, é necessário que o aluno tenha o formulário de (re)cadastro. Cada aluno deve solicitar o formulário da Transpal no Sistema Acadêmico SIE WEB, por meio do link "solicitar cartão da Transpal". Despois disso o sistema gera um link chamado "Acompanhar solicitaçaõ de cartão da Transpal". Quando o formulários estiver disponível, o aluno deverá imprimí-lo pelo site da Transpal e trazê-lo à Coordenação para que o Coordenador o assine.

Os formulários dos alunos veteranos em geral chegam à coordenação de curso no mês de janeiro, podendo então os alunos irem buscá-los no setor, a fim de fazer o recadastro num posto da Transpal.



RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU)

O Restaurante Universitário da Ufal está localizado entre a Biblioteca Central e o Instituto de Matemática. Ele oferece diariamente almoço com preço acessível aos estudantes cadastrados e jantar para a comunidade acadêmica em geral.

Para realizar o cadastro de comensal do RU é preciso aguardar a divulgação de edital, pela PROEST, que ocorre todos os anos, por meio do site da UFAL, e fazer a inscrição conforme as orientações constantes no edital.


LICENÇA MÉDICA E LICENÇA MATERNIDADE

Em caso de falta às aulas por razões de doença, o aluno deverá procurar o DRCA (Departamento de Registro e Controle Acadêmico), situado no prédio da Reitoria, de posse do atestado médico. O DRCA fará o encaminhamento do aluno à Junta Médica da Ufal.

O estudante deverá comparecer à Junta Médica na data agendada e, após a consulta, o médico expedirá um documento informando a respeito da Licença Médica. De posse deste documento, o estudante deverá retornar ao DRCA, que fará o registro da Licença no sistema acadêmico (SIE WEB).

O mesmo processo deverá ser feito em relação à licença maternidade.

Obs.: Se o estado de saúde não permitir que o aluno compareça ao DRCA com o atestado, um parente dele poderá fazer isso.


BOLSA PERMANÊNCIA

A chamada Bolsa Permanência é um auxílio financeiro concedido pela universidade a alunos com baixa renda familiar. Este auxílio objetiva ajudar o aluno a manter-se na universidade. Como contra partida, o aluno beneficiado com a Bolsa Permanência deverá manter bom rendimento acadêmico no curso de graduação. Além disso, o aluno deve dedicar 12h semanais de trabalho na UFAL, geralmente em atividades administrativas. Para pleitear a Bolsa Permanência, o aluno deverá inscrever-se na Pró-Reitoria Estudantil (PROEST).


ENADE

O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) é uma avaliação pela qual passam os alunos concluintes dos cursos de graduação. Estão incluídos entre os concluintes os alunos ter tenham cursado pelo menos 80% da carga horária do curso. Em cada ano são avaliados alunos de diferentes cursos, sendo que todo curso passa por essa avaliação a cada três anos.

A avaliação é realizada por meio de dois instrumentos: um questionário sócioeconômico, que o aluno preenche no site do ENADE, e uma prova. O aluno que não fizer o ENADE ficará em situação irregular e não poderá colar grau. Ele terá que esperar o período de inscrições no ano seguinte, quando a coordenação de curso deverá inscrevê-lo como aluno irregular.

Os concluintes do curso de Matemática, tanto da Licenciatura quanto do Bacharelado, fizeram o ENADE em 2011. O próximo ENADE para o curso, portanto, deverá ser realizado em 2014.

AGENDAMENTO DA DEFESA DO TCC

Quando o Trabalho de Conclusão de Curso estiver pronto e o aluno e seu orientador tiverem escolhido os professores que farão parte da Banca Examinadora, assim como a data de apresentação do TCC, o estudante deverá comparecer à Coordenação de curso para agendar a apresentação e fazer a reseva da sala onde esta ocorrerá.

Na data e horário marcados para a apresentação, o orientador deverá comparecer à Coordenação para pegar a declaração de nota, que deverá ser preenchida pela Banca Examinadora, após a apresentação, e devolvida à Coordenação de Curso.

A defesa pública do TCC não é mais obrigatória para os cursos de Matemática Licenciatura e Bacharelado desde 2010, ficando portanto a critério do orientador do trabalho. Mas a reunião da Banca Examinadora para avaliação do mesmo continua ocorrendo, devendo o aluno comparecer para responder às questões que a Banca vier a fazer sobre o TCC.

ENTREGA DO TCC E AGENDAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU

Após a avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pela Banca Examinadora, poderá haver coisas a corrigir no trabalho escrito. Sendo assim, o aluno deverá fazer as necessárias correções apontadas pela Banca e depois entregar duas vias do TCC à Coordenação do Curso. Estas duas vias deverão estar encadernadas com capa dura e ser assinadas pelos membros da Banca Examinadora.

A nota atribuida ao TCC pela Banca Examinadora só será inserida no sistema acadêmico quando o aluno entregar as duas vias do trabalho à Coordenação.

Só é possível agendar a colação de grau (formatura) quando a nota do TCC estiver no SIE WEB. Para fazer o agendamento o aluno precisa comparecer ao DRCA com um nada consta da Biblioteca Setorial do IM e outro da Biblioteca Central da UFAL, que devem ser solicitados pelo próprio aluno às referidas bibliotecas.



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