Introdução à Computação Gráfica
Disciplina: Introdução à Computação Gráfica
Código: MATB042
Carga Horária Semestral: 80 horas
Pré-Requisitos: Álgebra Linear 1, Cálculo 2 e Introdução à Computação
Objetivos:
Introduzir os elementos básicos de computação gráfica, como objetos gráficos e transformações, utilizando os conceitos da Álgebra Linear e Cálculo Diferencial e Integral, além de discutir algumas aplicações.
Conteúdo Programático:
Conceitos e Aplicações da Computação Gráfica. Geometria e Computação Gráfica. Transformações. Espaços de cor. Objetos gráficos. Imagem digital.Quantização de imagens. Modelagem geométrica. Sistemas de modelagem Câmera virtual. Recorte. Visibilidade. Iluminação e função de coloração.Fundamentos de sistemas gráficos.
Bibliografia:
- GOMES, J. & VELHO, L. Fundamentos da Computação Gráfica. Série de Computação e Matemática, 2003.
- ROGERS, D. F. Mathematical Elements for Computer Graphics. McGraw-Hill, 1990.
- WATT, A.-3D Computer Graphics. Third edition. Reading, Mass., Addison-Wesley, 1999.