Oferta Acadêmica 2016.2
OFERTA ACADÊMICA DO CURSO DE MATEMÁTICA BACHARELADO - 2016.2
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1º PERÍODO | ||||||||
DISCIPLINA | TURMA | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | PROFESSOR | LOCAL |
Geometria Analítica (MATB001) | A | |||||||
Fundamentos de Matemática 1 (MATB002) | A | |||||||
Geometria Euclidiana 1 (MATB003) | A | |||||||
Introdução à Lógica (MATB004) | A | |||||||
Organização do Trabalho Acadêmico (MATB005) | A | |||||||
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2º PERÍODO | ||||||||
DISCIPLINA | TURMA | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | PROFESSOR | LOCAL |
Álgebra Linear 1 (MATB006) | A | 13h30 às 15h10 | 13h30 às 15h10 | Sala 02 - IM novo | ||||
Introdução à Computação (MATB007) | A | 15h20 às 18h50 | Laboratório de Informática | |||||
Cálculo 1 (MATB008) | A | 13h30 às 15h10 | 13h30 às 15h10 | Sala 02 - IM novo | ||||
Geometria Euclidiana 2 (MATB009) | A | 13h30 às 16h10 | Sala 03 - IM novo | |||||
Fundamentos de Matemática 2 (MATB010) | A | 15h20 às 17h00 | 15h20 às 17h00 | Sala 02 - IM novo | ||||
|
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3º PERÍODO | ||||||||
DISCIPLINA | TURMA | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | PROFESSOR | LOCAL |
Introdução à Teoria dos Números (MATB011) | A | 13h30 às 15h10 | 13h30 às 15h10 | Sala 03 - IM novo | ||||
Álgebra Linear 2 (MATB012) | A | |||||||
Cálculo 2 (MATB013) | A | 13h30 às 15h10 | 13h30 às 15h10 | Sala 03 - IM novo | ||||
Física 1 (MATB014) | A | 15h20 às 17h00 | 15h20 às 17h00 | Sala 04 - IM novo | ||||
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4º PERÍODO | ||||||||
DISCIPLINA | TURMA | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | PROFESSOR | LOCAL |
Cálculo 3 (MATB015) | A | 13h30 às 15h10 | 13h30 às 15h10 | Sala 04 - IM novo | ||||
Introdução às Estruturas Algébricas (MATB016) | A | 13h30 às 15h10 | 13h30 às 15h10 | Sala 04 - IM novo | ||||
Física 2 (MATB017) | A | 7h30 às 9h10 | 7h30 às 9h10 | |||||
Análise Real 1 (MATB018) | A | |||||||
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5º PERÍODO | ||||||||
DISCIPLINA | TURMA | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | PROFESSOR | LOCAL |
Cálculo 4 (MATB019) | A | 13h30 às 15h10 | 13h30 às 15h10 | Sala 05 - IM novo | ||||
Análise Numérica 1 (MATB020) | A | |||||||
Introdução à Probabilidade (MATB021) | A | 9h20 às 11h | 9h20 às 11h | Sala 05 - IM novo | ||||
Física 3 (MATB022) | A | |||||||
Introdução à Variável Complexa (MATB023) | A | 9h20 às 11h | 9h20 às 11h | Sala 05 - IM novo | ||||
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6º PERÍODO | ||||||||
DISCIPLINA | TURMA | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | PROFESSOR | LOCAL |
Análise Real 2 (MATB024) | A | |||||||
Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias (MATB025) | A | 7h30 às 9h10 | 7h30 às 9h10 | Sala 05 - IM novo | ||||
Introdução à Geometria Diferencial (MATB026) | A | |||||||
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7º PERÍODO | ||||||||
DISCIPLINA | TURMA | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | PROFESSOR | LOCAL |
Introdução às Equações Diferenciais Parciais (MATB027) | A | 7h30 às 9h10 | 7h30 às 9h10 | Sala 05 - IM novo | ||||
Introdução à Topologia Geral (MATB028) | A | 15h20 às 17h00 | 15h20 às 17h00 | Sala 07 - IM novo | ||||
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8º PERÍODO | ||||||||
DISCIPLINA | TURMA | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | PROFESSOR | LOCAL |
História da Matemática (MATB029) | A | |||||||
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ELETIVA OFERTADA | ||||||||
DISCIPLINA | TURMA | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | PROFESSOR | LOCAL |
Equações Diferenciais Ordinárias (MATB035) | A | 15h20 às 17h00 | 15h20 às 17h00 | Sala 06 - Térreo - IM novo | ||||
Introdução à Teoria da Medida e Integração (MATB039) | A | 15h20 às 17h00 | 15h20 às 17h00 |
OFERTA ACADÊMICA DO CURSO DE MATEMÁTICA BACHARELADO - 2016.1 |
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1º PERÍODO |
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DISCIPLINA |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
Geometria Analítica (MATB001) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 06 - 1º andar - IM novo |
|||||
Fundamentos de Matemática 1 (MATB002) |
A |
15h20 às 17h |
15h20 às 17h |
Sala 06 - 1º andar - IM novo |
|||||
Geometria Euclidiana 1 (MATB003) |
A |
15h20 às 18h |
Sala 06 - 1º andar - IM novo |
||||||
Introdução à Lógica (MATB004) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 06 - 1º andar - IM novo |
|||||
Organização do Trabalho Acadêmico (MATB005) |
A |
15h20 às 18h |
Sala 06 - 1º andar - IM novo |
||||||
2º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
Álgebra Linear 1 (MATB006) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 02 - IM novo |
|||||
Introdução à Computação (MATB007) |
A |
15h20 às 17h00 |
15h20 às 17h00 |
Sala 03 - IM novo |
|||||
Cálculo 1 (MATB008) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 02 - IM novo |
|||||
Geometria Euclidiana 2 (MATB009) |
A |
15h20 às 18h00 |
Sala 02 - IM novo |
||||||
Fundamentos de Matemática 2 (MATB010) |
A |
15h20 às 17h00 |
13h30 às 15h10 |
Sala 02 - IM novo |
|||||
3º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
Introdução à Teoria dos Números (MATB011) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 03 - IM novo |
|||||
Álgebra Linear 2 (MATB012) |
A |
09h20 às 11h |
09h20 às 11h |
Sala 04 - IM novo |
|||||
Cálculo 2 (MATB013) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 03 - IM novo |
|||||
Física 1 (MATB014) |
A |
15h20 às 17h00 |
15h20 às 17h00 |
||||||
4º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
Cálculo 3 (MATB015) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 06 - IM novo |
|||||
Introdução às Estruturas Algébricas (MATB016) |
A |
||||||||
Física 2 (MATB017) |
A |
||||||||
Análise Real 1 (MATB018) |
A |
09h20 às 11h |
09h20 às 11h |
Sala 04 - IM novo |
|||||
5º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
Cálculo 4 (MATB019) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 05 - IM novo |
|||||
Análise Numérica 1 (MATB020) |
A |
07h30 às 09h10 |
07h30 às 09h10 |
Sala 04 - IM novo |
|||||
Introdução à Probabilidade (MATB021) |
A |
||||||||
Física 3 (MATB022) |
A |
15h20 às 17h00 |
15h20 às 17h00 |
||||||
Introdução à Variável Complexa (MATB023) |
A |
||||||||
6º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
Análise Real 2 (MATB024) |
A |
09h20 às 11h |
09h20 às 11h |
Sala 05 - IM novo |
|||||
Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias (MATB025) |
A |
||||||||
Introdução à Geometria Diferencial (MATB026) |
A |
09h20 às 11h |
09h20 às 11h |
Sala 05 - IM novo |
|||||
7º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
Introdução às Equações Diferenciais Parciais (MATB027) |
A |
||||||||
Introdução à Topologia Geral (MATB028) |
A |
||||||||
8º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
História da Matemática (MATB029) |
A |
Oferta Acadêmica 2017.1
OFERTA ACADÊMICA DO CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA (DIURNO E NOTURNO) - 2017.1 |
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1º PERÍODO |
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DISCIPLINA E CÓDIGO |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
Organização do Trabalho Acadêmico (MATL001) |
A |
15h20 às 18h |
Fernando Ayres |
Sala 06 - 1º andar - IM novo |
|||||
B |
19h50 às 22h30 |
Fernando Ayres |
|||||||
Profissão Docente (MATL002) |
A |
13h30 às 16h10 |
Eduardo Lyra |
Sala 06 - 1º andar - IM novo |
|||||
B |
19h50 às 22h30 |
Jailson Costa |
|||||||
Fundamentos de Matemática 1 (MATL003) |
A |
15h20 às 17h10 |
15h20 às 17h10 |
Sala 06 - 1º andar - IM novo |
|||||
B |
20h50 às 22h30 |
19h00 às 20h40 |
|||||||
C |
19h às 20h40 |
20h50 às 22h30 |
|||||||
Geometria Analítica (MATL004) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 06 - 1º andar - IM novo |
|||||
B |
20h50 às 22h30 |
19h00 às 20h40 |
|||||||
C |
20h50 às 22h30 |
19h00 às 20h40 |
|||||||
Introdução à Lógica (MATL005) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 06 - 1º andar - IM novo |
|||||
B |
19h00 às 20h40 |
20h50 às 22h30 |
|||||||
C |
20h50 às 22h30 |
19h às 20h40 |
Sala 05 - IM novo |
||||||
Projetos Integradores 1 (MATL006) |
A |
15h20 às 17h |
Sala 06 - 1º andar - IM Novo |
||||||
B |
19h00 às 19h50 |
19h00 às 19h50 |
|||||||
2º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA E CÓDIGO |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
Política e Organização da Educação Básica (MATL007) |
A |
||||||||
B |
19h00 às 22h30 |
Evelyne Lucena |
Sala 02 - IM novo |
||||||
Fundamentos de Matemática 2 (MATL008) |
A |
15h20 às 17h10 |
15h20 às 17h10 |
Sala 03 - IM novo |
|||||
B |
19h00 às 20h40 |
20h50 às 22h30 |
Sala 02 - IM novo |
||||||
Cálculo 1 (MATL009) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 03 - IM novo |
|||||
B |
19h00 às 20h40 |
20h50 às 22h30 |
Sala 02 - IM novo |
||||||
Álgebra Linear 1 (MATL010) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 03 - IM novo |
|||||
B |
20h50 às 22h30 |
19h00 às 20h40 |
Sala 02 - IM novo |
||||||
Geometria Euclidiana 1 (MATL011) |
A |
13h30 às 16h10 |
Sala 03 - IM novo |
||||||
B |
19h50 às 22h30 |
Sala 02 - IM novo |
|||||||
Projetos Integradores 2 (MATL012) |
A |
||||||||
B |
18h00 às 19h50 |
Sala 02 - IM novo |
|||||||
3º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA E CÓDIGO |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
Cálculo 2 (MATL013) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 04 - IM novo |
|||||
B |
19h00 às 20h40 |
20h50 às 22h30 |
Sala 03 - IM novo |
||||||
Geometria Euclidiana 2 (MATL014) |
A |
15h20 às 18h |
Sala 04 - IM novo |
||||||
B |
19h50 às 22h30 |
Sala 03 - IM novo |
|||||||
Introdução à Teoria dos Números (MATL015) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 04 - IM novo |
|||||
B |
20h50 às 22h30 |
19h00 às 20h40 |
Sala 03 - IM novo |
||||||
Introdução à Computação (MATL016) |
A |
15h20 às 18h50 |
Laboratório de Informática |
||||||
B |
19h00 às 22h30 |
||||||||
Desenvolvimento e Aprendizagem (MATL017) |
A |
13h30 às 17h |
Sérgio Borba |
Sala 04 - IM novo |
|||||
B |
19h às 22h30 |
Sérgio Borba |
IF - Sala 02 |
||||||
Projetos Integradores 3 (MATL018) |
A |
15h20 às 17h |
Sala 04 - IM novo |
||||||
B |
18h00 às 19h50 |
Sala 03 - IM novo |
|||||||
4º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA E CÓDIGO |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
Cálculo 3 (MATL019) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 06 - térreo - IM novo |
|||||
B |
19h00 às 20h40 |
20h50 às 22h30 |
Sala 04 - IM novo |
||||||
Álgebra 1 (MATL020) |
A |
||||||||
B |
19h00 às 20h40 |
20h50 às 22h30 |
Sala 04 - IM novo |
||||||
Física 1 (MATL021) |
A |
15h20 às 17h |
15h20 às 17h |
IF - Sala 03 |
|||||
B |
20h50 às 22h30 |
19h00 às 20h40 |
IF - Sala 03 |
||||||
Desenho Geométrico (MATL022) |
A |
||||||||
B |
20h50 às 22h30 |
Sala 04 - IM novo |
|||||||
Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem (MATL023) |
A |
||||||||
B |
19h00 às 22h30 |
Silvana Souza |
IF - Sala 01 |
||||||
Projetos Integradores 4 (MATL024) |
A |
||||||||
B |
19h00 às 20h40 |
Sala 04 - IM novo |
|||||||
5º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA E CÓDIGO |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
Cálculo 4 (MATL025) |
A |
13h30 às 15h10 |
13h30 às 15h10 |
Sala 05 - IM novo |
|||||
B |
20h50 às 22h30 |
19h00 às 20h40 |
Sala 06 - térreo - IM novo |
||||||
Análise para Licenciados (MATL026) |
A |
13h30 às 16h10 |
Sala 05 - IM novo |
||||||
B |
19h às 21h40 |
||||||||
Física 2 (MATL027) |
A |
15h20 às 17h10 |
15h20 às 17h10 |
Sala 05 - IM novo |
|||||
B |
19h00 às 20h40 |
20h50 às 22h30 |
IF - Sala 01 |
||||||
Projeto Pedagógico, Organização e Gestão do Trabalho Escolar (MATL028) |
A |
13h30 às 17h |
Georgia Sobreira |
Sala 05 - IM novo |
|||||
B |
|||||||||
Estágio Supervisionado 1 (MATL029) |
A |
13h30 às 18h |
Mercedes Carvalho |
Sala 05 - IM novo |
|||||
B |
19h00 às 22h30 |
||||||||
Projetos Integradores 5 (MATL030) |
A |
17h10 às 18h50 |
Sala 05 - IM novo |
||||||
B |
19h às 20h40 |
||||||||
6º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA E CÓDIGO |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
EDO para Licenciados (MATL031) |
A |
||||||||
B |
19h50 às 22h30 |
Sala de Seminários |
|||||||
Matemática Financeira (MATL032) |
A |
||||||||
B |
19h00 às 21h40 |
Sala 06 - térreo - IM novo |
|||||||
Estatística e Probabilidade (MATL033) |
A |
||||||||
B |
|||||||||
Pesquisa Educacional (MATL034) |
A |
||||||||
B |
19h00 às 21h40 |
Sala 06 - térreo - IM novo |
|||||||
Estágio Supervisionado 2 (MATL035) |
A |
||||||||
B |
19h00 às 22h30 |
Lúcia Monteiro |
LEMa |
||||||
Projetos Integradores 6 (MATL036) |
A |
||||||||
B |
|||||||||
7º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA E CÓDIGO |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
Ensino de Matemática (MATL037) |
A |
||||||||
B |
|||||||||
História da Matemática (MATL038) |
A |
||||||||
B |
19h às 21h40 |
Sala de Seminários |
|||||||
Estágio Supervisionado 3 (MATL039) |
A |
13h30 às 18h |
Lúcia Monteiro |
LEMa |
|||||
B |
|||||||||
Projetos Integradores 7 (MATL040) |
A |
||||||||
B |
|||||||||
8º PERÍODO |
|||||||||
DISCIPLINA E CÓDIGO |
TURMA |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
PROFESSOR |
LOCAL |
|
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais (MATL041) |
A |
13h30 às 16h10 |
Daniel Paes |
Bloco 14 - sala 104 |
|||||
B |
|||||||||
Estágio Supervisionado 4 (MATL042) |
A |
||||||||
B |
19h00 às 22h30 |
Lúcia Monteiro |
LEMa |
Hora |
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
13:30 - 14:20 |
|
|
|
|
Estágio Supervisionados 3 |
14:20 - 15:10 |
|
|
|
|
Estágio Supervisionados 3 |
15:20 - 16:10 |
História da Matemática |
Ensino de Matemática |
|
|
Estágio Supervisionados 3 |
16:10 - 17:00 |
História da Matemática |
Ensino de Matemática |
|
|
Estágio Supervisionados 3 |
17:10 - 18:00 |
História da Matemática |
Ensino de Matemática |
Projetos Integradores 7-A |
|
|
18:00 - 18:50 |
|
|
Projetos Integradores 7-A |
|
|
19:00 – 19:50 |
|
Ensino de Matemática |
Projetos Integradores 7-B |
História da Matemática |
Estágio Supervisionados 3 |
19:50 – 20:40 |
|
Ensino de Matemática |
Projetos Integradores 7-B |
História da Matemática |
Estágio Supervisionados 3 |
20:50 – 21:40 |
|
Ensino de Matemática |
|
História da Matemática |
Estágio Supervisionados 3 |
21:40 – 22:30 |
|
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Estágio Supervisionados 3 |
8º PERÍODO
Hora |
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
13:30 - 14:20 |
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LIBRAS |
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14:20 - 15:10 |
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LIBRAS |
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15:20 - 16:10 |
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LIBRAS |
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16:10 - 17:00 |
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17:10 - 18:00 |
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18:00 - 18:50 |
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19:00 – 19:50 |
Estágio Supervisionado 4 |
Geometria das Curvas Planas |
LIBRAS |
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19:50 – 20:40 |
Estágio Supervisionado 4 |
Geometria das Curvas Planas |
LIBRAS |
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20:50 – 21:40 |
Estágio Supervisionado 4 |
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LIBRAS |
Geometria das Curvas Planas |
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21:40 – 22:30 |
Estágio Supervisionado 4 |
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Geometria das Curvas Planas |
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MatExpo
Apresentação • Atividades • Avisos • Comitês • Convidados Confirmados • Edições Anteriores
Eixos Temáticos • Informações Úteis • Inscrições • MatExpo • O Logo • Programação
MatExpo
O MatExpo é um evento dentro a Bienal de Matemática da SBM voltado para as escola de ensino básico. Podem se inscrever escolas públicas e privadas. As inscrições são gratuitas! Será uma grande oportunidade de expor o que o professores e alunos estão descubrindo em sala de aula quando se trata de matemática!
Inscreva sua escola! Participe!
As inscrições vão até 29 de Setembro.
Clique aqui para se inscrever!
Para ver o regulamento regulamento clique aqui.
ICTP-UFAL Conference on Dynamical Systems and Ergodic Theory
We aim to bring together both experts and young researchers from Brasil and Europe to excahnge idias of recent progresses in the field of Dynamical Systems and ergodic Theory. We hope the conference promote, encourage, and influence more cooperation, understanding, and collaboration among these scientists and graduated students.
Contents
Dates:
26-30 January in Maceio, Brazil
Topics:
- Dynamical Systems
- Ergodic Theory
- Bifurcations
- Strang Attractors
Organizing Committee
- Stefano Luzzatto (ICTP)
- Krerley Oliveira (UFAL)
- Ali Golmakani (UFAL)
Scientific Committee
- Ali Tahzibi (USP)
- Stefano Luzzatto (ICTP)
- Vilton Pinheiro (UFBA)
- Krerley Oliveira (UFAL)
- Ali Golmakani (UFAL)
Confirmed Lecturer
- Ali Tahzibi (USP - Brasil)
- Giovani Panti (University of Udine - Italy)
- Jose Ferreira Alves (University of Porto - Portugal)
- Juan Rivera Letelier (Pontificia Universidad Catolica de Chile)
- Kleyber Cunha (UFBA - Brasil)
- Manuel Stadlbauer (UFBA - Brasil)
- Marcelo Viana (IMPA - Brasil)
- Stefano Luzzatto (ICTP - Itália)
Venue Information
We are happy to announce that the event of "ICTP-Ufal Conference on Dynamical Systems and Ergodic Theory" to take place at the Hotel Pajuçara in Pajuçara beach, Maceio.
Unless you have made any private alternative arrangements you will stay at the hotel Pajuçara.
Pajuçara Praia Hotel **** Maceió/AL
Fone: (82) 4009-1111/1000
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: www.pajucarahotel.com.br
Every one will be met at the airport either by an organizer or a taxi (which costs 50 Reais). Please let us know asap if you have made other personal arrangements and do not need a pick up.
Program
Day\Hours | 9:30 - 10:30 | 10:30 - 11:30 | 11:30 - 14:30 | 14:30 - 15:30 | 15:30 - 16:00 | 16:00 - 17:00 |
Monday | Juan Letelier | Welington de Melo | Lunch | Kleyber Cunha | Break | Daniel Smania |
Tuesday | Marks Ruziboef \ Tiane Marcarini | Maurizio Monge | Lunch | Stefano Luzzatto | Break | Marcelo Viana |
Wednsday | Juan Letelier | Luciana Salgado | Lunch | Free Discussion | Free Discussion | Free Discussion |
Tursday | Sina Turelli \ Khadim War | Fernando Micena | Lunch | Rafael Alvarez (15:00 - 15:30) | Break | Ale Jan Homburg |
Friday | Juan Letelier | Ali Tahzibi | Lunch |
Looking forward to seeing you soon here in Maceio.
Avisos
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Avisos
p>Confira aqui a lista de tabalhos selecionados:- Comunicações orais aceitas
- Mini-cursos aceitos
- Oficinas aceitas
- Posteres aceitos
Palestras aceitas
Nome | Instituição | Título | |
Giovana De Oliveira | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Câmpus Bento Gonçalves | Materiais Manipuláveis E Jogos Nas Aulas De Matemática A Experiência Do Estágio Supervisionado No Ensino Fundamental | |
Giovana De Oliveira | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Câmpus Bento Gonçalves | Materiais Manipuláveis E Jogos Nas Aulas De Matemática A Experiência Do Estágio Supervisionado No Ensino Fundamental | |
Antonio Marcus Dias Moreira | IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada | Técnicas de resolução de exercícios sobre tabuleiros nas olimpíadas de Matemática | |
Azucena Mireya Duarte Zelaya | UNESP, Universidad Estatal Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | Aplicações da Teoria Algébrica dos Números em Problemas de Comunicação Móvel | |
Diego Eduardo Lieban | IFRS-BG | Um Problema Com Mapas: A Álgebra Linear E A Geometria Clássica Combinadas Em Uma Proposta Com O Geogebra | |
Nicolau Matiel Lunardi Diehl | IFRS-Caxiasdo Sul | O Problema dos Mapas e Teoremas de Ponto Fixo | |
Armando Gil Magalhães Neves | UFMG | O que um matemático tem a dizer sobre a "extinção" dos Neandertais? | |
Carmen Vieira Mathias | UFSM | Método Dos Mínimos Quadrados No Ensino Médio | |
Francielle Rodrigues De Castro Coelho | Universidade Federal de Uberlândia | Um Teorema sobre Zp-coincidências e Gênus | |
Jhone Caldeira Silva | IME/UFG - Universidade Federal de Goiás | Grupos Periódicos e Grupos de Expoente Finito no Contexto do Problema Restrito de Burnside | |
José Carlos Oliveira Costa | Centro Universitário Fundação Santo André-CUFSA/FAENG | Matemática Ensinada Com Profundidade E Adequação A Futura Carreira Do Jovem No Ensino Médio Passa Por Mais Opções De Caminhos Formativos | |
Mauren Porciúncula Moreira Da Silva | Universidade Federal do Rio Grande - FURG/RS | A Vida É Estatística: Uma Nova Abordagem Para A Educação Estatística | |
Mauricio De Araujo Ferreira | Universidade Estadual de Feira de Santana | Resolvendo equações em corpos p-ádicos | |
Ornan Filipe De Araujo Oliveira | UFAL | A Lei Da Reciprocidade Quadrática |
Mini-cursos aceitos
Nome | Instituição | Título |
Graziele Souza Mózer | Colégio Pedro II | Para que servem os números irracionais? |
Rosa Maria Machado | Universidade Estadual de Campinas | Soluções com softwares geométricos de problemas apresentados por Gabriel Lamé no início do século 19. |
Adilandri Mercio Lobeiro | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | Algoritmo Programado Via MATLAB R para Resolver as Equações Diferenciais Parciais de LaPlace, Calor e Onda em uma dimensão com uso do Método Das Diferenças Finitas |
Ali Golmakani | UFAL | Cadeias de Markov |
Angelo Papa Neto | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE | Somas de quadrados |
Clicia Geovana Alves Pereira | Universidade Estadual de Maringá | Algoritmo Programado Via MATLAB R para Resolver as Equações Diferenciais Parciais de LaPlace, Calor e Onda em uma dimensão com uso do Método Das Diferenças Finitas |
Eduardo Sebastiani Ferreira | UNICAMP | O Uso De Numeração E Ábacos Hiberoamericanos Na Educação Básica |
Francisco Regis Vieira Alves Alves | Instituto Federal De Educação, Ciencia E Tecnologia Do Estado Do Ceará - IFCE | Curva de Bézier e os Polinômios De Bersntein: Situações Envolvendo o Uso do Geogebra e do Cas Maple |
Heleno Cunha | UFMG | Escher o Coxeter. Arte e Matemática |
Humberto José Bortolossi | Universidade Federal Fluminense | Amostragem, Regressão Linear e O Método dos Mínimos Quadrados em Estatística: Uma Introdução para Professores do Ensino Básico |
Juan Amadeo Soriano | Universidade Estadual de Maringá | Algoritmo Programado Via MATLAB R para Resolver as Equações Diferenciais Parciais de LaPlace, Calor e Onda em uma dimensão com uso do Método Das Diferenças Finitas |
Oscar Eduardo Ocampo Uribe | Universidade Federal da Bahia | Os grupos de tranças de Artin |
Ricardo Parreira Da Silva | Universidade Estadual Paulista | Perturbação de domínios e homogeneização para equações diferenciais parciais |
Rogério Ricardo Steffenon | Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos | Jogos matemáticos: uma maneira divertida de aprender Matemática |
Suzi Samá Pinto | Universidade Federal do Rio Grande - RS | Projetos de Aprendizagem no Ensino de Estatística |
Thiago Porto De Almeida Freitas & Ana Paula de Araujo Chaves |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão | O Rei Maligno e a Princesa Generosa: sobre bases numéricas e critérios de divisibilidade |
Wanderson Aleksander Da Silva Oliveira | Universidade Federal Rural de Pernambuco | Combinatória e Sistemas de votação |
Samuel Barbosa | Universidade Federal da Bahia | Equivalências e Consequências da Hipótese do Contínuo em Análise e Topologia |
Oficinas aceitas
Nome | Instituição | Título |
Cristiana Pilatti | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves | Origami: Uma Estratégia Metodológica Para A Aprendizagem Da Geometria |
Genesis Andrws Cardias Silva Baia | UEPA | Interdisciplinaridade No Geogebra: Matemática, Física E Astronomia |
Marcos Alves Dos Santos | IME-USP | Pontos notáveis de um triângulo: um estudo dinâmico e estendido. |
Pedro José Da Silva Pessoa | Instituto Federal de Alagoas - UFAL | Racionalizando denominadores |
Eduardo Shirlippe Goes Leandro | Universidade Federal de Pernambuco | Ornamentações e os 17 Grupos Discretos de Simetrias do Plano |
Jorge Carvalho Brandão | UFC | Matemática Inclusiva |
Jose Joelson Pimentel De Almeida | Universidade Estadual da Paraíba | Ensino de Poliedros de Platão: do Concreto ao Abstrato |
Rodrigo Lucas Rodrigues | Universidade de São Paulo | Uso da calculadora do feirante em sala de aula |
Wanderley Moura Rezende | Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense | (Re)Construindo O Conceito De Número Racional |
Posteres aceitos
Nome | Instituição | Título |
Adriano Mansur Padilha Zaher | Universidade Federal do Rio Grande | Uma Aplicação de Geometria Diferencial à Indústria: molde para empacotamento automático |
Alcimara Dos Santos Lobato | Universidade Federal Do Pará | O Ensino de Geometria nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
Alexsandro De Melo Silva | IFAL- Instituto Federal de Alagoas | Fractal: O Floco de Neve Koch |
Aline Aparecida De Freitas | Instituto Federal Goiano - campus Urutaí | PIBID Matemática Em Ação: Oficina Com O Jogo Senha |
Aline De Melo Machado | Universidade Federal Fluminense | Teoria Matemática de Epidemias: O Teorema do Limiar |
Andrêssa Mª R. Demolinari Neiva | E.E. Professora Francisca Pereira Rodrigues | A Importância do PIBID na Escola |
Arthur Cavalcante Cunha | Universidade Federal de Campina Grande - UFCG | Uma demonstração elegante de que R^n não é homeomorfo a R^n - {0} |
Barjonas Machado Rodrigues | Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) | Análise gráfica do comportamento de aplicações financeiras pelo método de Euler |
Bianca Da Silva Lopes Nogueira | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Análise | Combinatória sem Fórmulas |
Brenno Silva Mattos | Universidade Federal Fluminense | Atividades de Matemática Recreativa |
Camila Campos Carvalho | instituto federal goiano - campus urutai | “Dobrando a Geometria”: o uso de dobraduras no ensino geométrico |
Cassia Ferreira Sampaio | Universidade Federal de Alagoas | Grupos Nilpotentes e Solúveis são Fechados em relação a Subgrupos, Grupos Quocientes e Produtos Diretos |
Danilo Do Nascimento De Jesus | Instituto Federal Da Bahia - IFBA | O Uso da Malha Quadriculada no Estudo de M.M.C. e Otimização de Área |
Damares Cristina Fatima Da Silva | UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO | A Intuição e o Desenvolvimento da Teoria de Conjuntos Infinitos |
Daniel Barbosa De Oliveira | Universidade Federal de Campina Grande | Aplicações Geométricas da Congruência Modular |
David Ribeiro De Araújo Neves | Universidade Federal de Pernambuco | LETROCA: UMA Melhor Compreensão DE Permutação Através DE Jogos On-line |
Edemberg Jose Moura Araujo | Universidade Federal Rural de Pernambuco | Um Breve Relato Sobre a Algebra |
Eliane Prezepiorski | UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste | PIBID na UNICENTRO: Fortalecendo A Licenciatura Em Matemática |
Elisson Dos Santos Morales | Universidade de Brasília | Uma abordagem do ensino da Matemática segundo os professores Robert e Ellen Kaplan |
Emanuel Carlos Albuquerque Alves | Universidade Federal de Campina Grande | Equações Polinomiais e Matrizes Circulantes |
Emerson Gordiano De Almeida | Universidade Estadual de Feira de Santana | Aproximando Funções por Polinômios, Algumas Aplicações Interessantes |
Eudes Antonio Da Costa | UFT - Arraias | Álgebras Universais Associativas Lie Nilpotentes de Classe 4 |
Fabiana Gerusa Leindeker Da Silva | UFSM | Aplicação de Números Complexos em Problemas de Rotação no Plano |
Vladimir Thiengo | Colégio Pedro II | Ensino de Exponenciais e Logaritmos no Ensino Médio, via Aplicações |
Fabiola Da Cruz Martins | UFCG | Dinamizando o Ensino da Estatística Através de Pesquisas e uso de Aplicativos na Escola |
Felipe Andrade Velozo | Universidade Federal de Lavras | Relações entre as Desigualdades de Bell, de Clauser Horne-Shimony-Holt e de Wigner, e a Compatibilização da Teoria da Probabilidade com a Teoria Quântica através de Probabilidade Condicional |
Flavia Aparecida Bezerra Da Silva | Universidade Estadual da Paraíba | Do Mundo Sensível à Relação de Euler: Uma Proposta para o Ensino de Geometria |
Flávio Morais De Miranda | Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Goiás - Campus Goiânia | K-surfaces em H^2XR e S^2XR |
Gabriel Antonio Da Silva Inacio | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de Ilha Solteira | Ciclos limites de sistemas de Lienard |
Geovany Fernandes Patricio | Universidade Federal de Campina Grande | Uma Incrível EDO Universal |
Gilberto Senandes De Menezes | Escola estadual de Ensino Médio Baltazar de Oliveira Garcia | Xadrez na Sala de Aula |
Guilherme Augusto Batista Trindade | Universidade Federal Fluminense | O Ensino de Funções Trigonométricas: Uma Contribuição do PIBID UFF para a Escola Básica |
Hamilton Regis Menezes De Araujo | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - IFCE | A Relação de Sequência de Fibonacci com a Razão Áurea |
Hugo Leonardo Coutinho Dantas | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | Somas Telescópicas |
Isabelle Ediene Tomaz Da Silva | Universidade Federal Rural de Pernambuco | Introdução ao Estudo de Coloração de Grafos |
Islanita Cecília Alcantara De Albuquerque | Universidade de Pernambuco | O Ensino de Limites numa perspectiva abstrata |
Ivan Wilber Aguilar Maron | Universidade Federal Fluminense | Teoria Matemática de Epidemias: O Teorema do Limiar |
Iury Adones Xavier Dos Santos | Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE | A Contextualização da Função Afim com Aparatos Experimentais de Física, Utilizando a Tecnologia da Plataforma do Arduino e Materiais de Baixo Custo, Sendo Aplicada no Ensino Médio |
Jefferson Fernandes Garcia | IFRS Bento Gonçalves | Ciclo Trigonométrico utilizando o GeoGebra |
João Pedro Lacerda Diniz | Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí | Uma Experiência a Partir da OBMEP |
Joél Faria Junior | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Campus de Ilha Solteira | Álgebra Geométrica: Uma Aplicação nas Equações de Maxwell |
Jonas Antonio De Santana | Universidade Federal de Pernambuco | Aprendendo Análise Combinatória sem o uso de Fórmulas |
José Robério Bezerra Rodrigues | UFAL | A Construção da Pipa Tetraédrica de Alexander Graham Bell como Auxílio à Aprendizagem do Conteúdo de Geometria Espacial |
Josefa Vanessa Murici Defensor | Universidade Federal de Alagoas | Ensino da Matemática: Uma Perspectiva Interdisciplinar |
Josimara Tatiane Da Silva | UFRN | Sobre o GMRES precondicionado |
Juciara Alves Ferreira | Universidade Federal do Rio Grande | O Ensino de Números Complexos Utilizando o Software Wxmaxima |
Juliano Vieira De Oliveira | Universidade Federal Fluminense | O Uso da Decomposição em Valores Singulares no Processamento de Imagens Digitais |
Karoliny Sardeiro De Souza | Universidade Federal do Tocantins | Teorema da Base de Hilbert via Lema de Higman |
Kelly Maira Amaral Soares | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | A Influência das Atividades Lúdicas no Ensino de Matemática |
Kelly Rodrigues De Sousa | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará - IFCE | Conhecendo o Mundo dos Fractais |
Laise Dias Alves Araújo | Universidade Federal de Campina Grande - UFCG | Topologia m-Ádica |
Laura Alves Pacifico Da Silva | Universidade Federal Rural De Pernambuco | Vivenciando Situações e Experimentos Geométricos no Ensino da Matemática |
Lindinês Coleta Da Silva | Universidade Federal de Alagoas - UFAL / Campus de Arapiraca | Construções Geométricas com Régua e Compasso |
Lucas Rosa Rocha Carvalho | Instituto Federal Goiano Campus Urutaí | Dificuldades Dentro do Conjunto dos Racioanis de Alunos do 1º de Administração do Ensino Médio do IF |
Luciano Garim Garcia | Universidade Federal do Rio Grande | Um Estudo Sobre as Funções de Variáveis Complexas Utilizando o Software Wxmaxima |
Luis Fernando Melo De Rosso | Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA | Material Digital no Ensino da Matemática: Potencializando Novos Olhares nos Processos de Ensino e Aprendizagem |
Marcelio Lopes Rodrigues | Universidade do Estado do Amazonas | Discalculia no Ensino Médio e os Jogos Matemáticos |
Marcia Braga De Carvalho Ferreira | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | Problema do Tipo Job Shop: Abordagens Híbridas Utilizando à Teoria dos Conjuntos Fuzzy |
Márcia Regina Da Silva | UFCG | Teorema de Pitágoras segundo Euclides |
Maria Dayane Dalysse Dos Santos | UFAL | NÚMERO DE OURO E CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS |
Maritza Costa Moraes | Universidade Federal do Rio Grande- UFRG | Discurso de Professores de Matemática Sobre o uso sas Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica |
Marlon Oliveira Martins Leandro | Universidade Federal de Pernambuco | Geometria Fractal: Generalidades e Aplicações |
Maria Joana Faustino Da Silva | UFRPE | A Arte da Matemática: A utilização de mosaicos para o ensino e aprendizagem da Geometria |
Michelle Maggioni | Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Bento Gonçalves | O Uso de Tecnologias na Prática Pedagógica: Possibilidades com o Software Geogebra e a Plataforma Geogebratube |
Patric Natallyte Santana Souza | UNEB | Análise de Funções Racionais no Software Graphmática |
Paulo Henrique Firmino Da Silva | Instituto Federal De Pernambuco | O Jogo como uma Ferramenta de Implementação Didática na Prática do Ensino/Aprendizagem de Adição no 4º ano: Brincando de Aprender |
Pedro Paulo Cavalcante | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Dever de Casa: Como estudar matemática utilizando repositórios digitais |
Rafael Barbosa Da Silva | UFF | Existência de Conexões versus Módulos Projetivos |
Raphael Dacampora | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | A Duplicação do Cubo: A Redução de Hipócrates e as Médias Proporcionais |
Raul Miguel Ferreira Da Silva | Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus Arapiraca | A Irracionalidade dos Números? "pi" e "e". |
Renato Ricardo De Paula | Universidade Federal Fluminense | Simulação de Monte Carlo de um Modelo de Controle de Estoque de uma Loja |
Robson De Abreu Fonseca | Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia Do Piauí | Uma Análise da Aplicação de Matrizes e Sistemas Lineares com uso ce Softwares para Obtenção de Polinômios de Interpolação, Atividades de Ensino no Laboratório de Informática |
Rodrigo Costa | Universidade Federal de Alagoas | Os Três Problemas Clássicos da Matemática Grega |
Rodrigo Da Silva Ferreira | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do do Pará (IFPA) | Análise gráfica do comportamento de aplicações financeiras pelo método de Euler |
Saimon De Souza Rocha | Universidade Estadual de Feira de Santana | Apresentações de Grupos |
Saulo Portes Dos Reis | UNESP-Campus Ilha Solteira | Uma interpretação Matemática Equações de Maxwell e a propagação de Ondas Eletromagnéticas |
Simone Gabriely Da Silva Lima | Universidade do Estado da Bahia | Matemática Financeira e Equações Diferenciais: Conexões e Aplicações em Problemas com Custo Efetivo Total |
Sylvia Ferreira Da Silva | Universidade Federal Rural de Pernambuco | O mundo Não-Euclidiano |
Tatiane Maria Romio | IFRS-Câmpus Bento Gonçalves | A Utilização de Jogos e Aplicações aa Resolução ee Equações ee 1º e 2º Grau |
Thaina Do Nascimento | Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | Projeto: Resolução de Problemas do Banco de Questões da OBMEP |
Thamires Suely Melo Da Silva | Universidade Ferderal Do Pará | Cubo Mágico e a Matemática |
Thatiany Santos De Santana | Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí | PIBID/Matemática: O Uso do Software Excel no Processo de Ensino-Aprendizagem de Operações com Matrizes |
Thayná Da Silva Santos | Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | Projeto: Resolução de Problemas do Banco de Questões da OBMEP |
Thiago Felipe Da Silva | Universidade Federal de Campina Grande | Todo Grupo é um Subgrupo Derivado!? |
Viviane Batista Dos Santos Silva | Universidade Federal de Alagoas - UFAL / Arapiraca | Campus de Investigações sobre a Teoria dos Nós |
Weslley Ferreira Da Silva | UFCG - Universidade Federal de Campina Grande | Um Teorema Maravilhoso, O Teorema de Marden |