Estágio Supervisionado 1

Disciplina: Estágio Supervisionado 1

Código: MATL029

Carga horária: 100h

Pré-requisito: Ter cumprido 1400h

Objetivos:

Conhecimento da situação do ensino de Matemática e de Desenho Geométrico na realidade escolar através de observações participantes nas escolas do ensino básico. Reflexão sobre a natureza da Matemática e o seu papel na sociedade, as finalidades do ensino da Matemática, a identidade e dimensão profissional do professor de Matemática. Conhecimento, análise e aplicação de diferentes metodologias para o ensino de Matemática no Ensino Básico. Realização de estágios de observação para preparação e execução de aulas.

Conteúdo Programático:

A disciplina estará abordando a situação do ensino de Matemática e de Desenho Geométrico na realidade escolar, realizando observações participantes nas escolas do ensino básico, mais especificamente, em salas de aula de Matemática e Desenho Geométrico. Serão realizadas atividades de estágio de observação e apoio ao professor, refletindo sobre a importância, o que e o como observar, bem como o registro reflexivo. Serão discutidas e estudadas questões relativas às habilidades de ensino, em forma de aulas simuladas, com a elaboração e implementação dessas aulas.

Referências Bibliográficas:

  1. BICUDO, Mª. A. V. & GARNICA, A. V. M.. Filosofia da Educação Matemática. Coleção Tendências em educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
  2. BOLT, B.. Atividades matemáticas. São Paulo: Gradiva, 1990.
  3. CARAÇA, B. de J.. Conceitos fundamentais da matemática. 6º ed. Lisboa: Gradiva, 2002.
  4. LAKOFF, G., NÜNEZ, R.E.. Where Mathematics comes from: how the embodied mind brings mathematics into being. New York: Basic Books, 2000.
  5. LIMA, E.L., CARVALHO, P.C.P.,WAGNER, E. MORGADO, A.C. A matemática do ensino médio. Vol. I. Rio de Janeiro: Graftex Comunicação Visual. (Coleção do Professor de Matemática): SBM. 1998.
  6. MACHADO, N.J.. Vivendo a matemática: os polígonos de Platão e os dedos da mão. 8ª Edição, São Paulo: Scipione, 2000.
  7. PARRA,C.& SAIZ,I.(Org.).. Didática da Matemática. Reflexões Psicopedagógicas. Os Diferentes Papéis do Professor, Brousseau,G. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
  8. PAVANELLO, R.M.& Andrade, R.N.G.A.(2002). Formar professores para ensinar geometria: Um desafio para as licenciaturas em Matemática. Educação Matemática em revista. Revista da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática). Ano 9 -Edição especial – março de 2002.
  9. POLYA, G.. How to solve it. Princeton: Princeton University Press, 1973.
  10. SPINILLO, A. G.. O Conhecimento matemático de crianças antes do ensino da Matemática na Escola. A Educação Matemática em Revista - SBEM. Nº 03, 2º semestre 1994.
  11. VYGOSTKY, L.S.. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
siriricachip satış, chip satis sexo bizarronovinhas sexo

deutsche porn