Estágio Supervisionado 2
Disciplina: Estágio Supervisionado 2
Código: MATL035
Carga horária: 100h
Pré-requisito: Estágio supervisionado 1
Objetivos:
Realização de estágio supervisionado a partir de planejamento de aulas, tendo como referencial o conteúdo matemático e didática da Matemática. Análise da documentação escolar que orienta a prática pedagógica dos professores e os materiais por eles utilizados em aulas. Identificação das diferentes concepções de Matemática e de seu ensino e reflexão sobre como essas concepções poderão interferir em sua futura prática docente. Investigação e estudo das diferentes técnicas de ensino. Análise de sua viabilidade em sala de aula. Elaboração, implementação e avaliação dos planos de aula, em situações reais ou simuladas. Elaboração de registros reflexivos das atividades de regência, baseado no estudo teórico.
Conteúdo Programático:
Será promovida a inserção supervisionada na rede de ensino (pública ou particular) para desenvolvimento de estágio: planejamento e implementação. Analisar a documentação escolar que orienta a prática pedagógica dos professores, bem como os materiais por eles utilizados para desenvolverem suas aulas. Reflexões sobre as diferentes concepções de matemática presentes nas salas de aula e sua relação com a vida cotidiana. Técnicas de ensino: aula expositiva, trabalho em grupo, trabalho individualizado, organização de pesquisas, atividades extra-curricular, projetos temáticos etc. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais ou simuladas.
Referências Bibliográficas:
- BORBA, M. C. & PENTEADO, M. G.. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
- D’AMBRÓSIO, U. (1986). Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus, 1986.
- Gadotti, M.. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
- PAIS, Luis Carlos.. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. – Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
- PONTE, J.P. BROCARDO, J., OLIVEIRA, H.. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
- ZAMPIROLO, Maria José C.V., SCORDAMAGLIO, Maria Terezinha, CÂNDIDO, Suzana Laino. Matemática: Módulos de Geometria Plana e Geometria Espacial. Projeto Escola e Cidadania. São Paulo: Editora do Brasil, 2000.