Estágio Supervisionado 3

Disciplina: Estágio Supervisionado 3

Código: MATL039

Carga horária: 100h

Pré-requisito: Estágio Supervisionado 2

Objetivos:

Integração de diversos saberes disciplinares - da Matemática, da Pedagogia, das Ciências da Educação, procurando torná-los relevantes para a prática profissional. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Análise da importância do livro didático como componente da prática pedagógica. Discussão de questões referentes a avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Análise e reflexão a respeito da aprendizagem da docência: a articulação da teoria e da prática, mobilizando saberes adquiridos e construindo novos saberes. Discussão do ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Realização de estágio de regência: elaboração, implementação e avaliação de plano de aula. Elaboração de registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas.

Conteúdo Programático:

Será promovida a inserção supervisionada na rede de ensino para desenvolvimento de estágio. Conhecer, construir e analisar diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem da matemática na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. A avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A aprendizagem da docência: a articulação da teoria e da prática. O ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Elaboração, implementação e avaliação de planos de ensino, em situações reais ou simuladas. Estágio de regência: elaboração, implementação e avaliação de plano de aula. Registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Referências Bibliográficas:

  1. BIEMBENGUT, Mª S. Modelagem Matemática e Impliações no Ensino e na Aprendizagem de Matemática. 2ª Edição. 2004. Blumenau: Edfurb, 2004.
  2. CHEVALLARD, Y., BOSCH, M. & GASCÓN, J. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  3. D’AMBROSIO, U. Etnomatemática- elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. (Coleção Tendências em Educação Matemática)
  4. GANDIN, D. (2000). Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1993.
  5. HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre, Editora Mediação. 20ª Edição revista, 2003.
  6. HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. Porto Alegre, Editora Mediação. 35ª Edição revista, 2005.
  7. KUHN, T. S.(2001). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1998.
  8. LUCKESI, C.C. ( 1994). Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez Editora, 1994. (Coleção Magistério. 2º Grau.- Formação do Professor)
  9. LURIA, A. R. (1990). Desenvolvimento cognitivo – seus fundamentos sociais e culturais. São Paulo: Ícone, 1988.
  10. PIMENTA, S.G. (Org.) (2000). Didática e Formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1997.
  11. MACHADO, N.. Didática e epistemologia. Campinas: Papirus, 2000.
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