Programação MatExpo 2014
Confira abaixo a programação da MatExpo na 7ª Bienal da Sociedade Brasileira de Matmática:
Domingo (02/11) - Manhã | ||
Escola | Orientador/co-orientador | introdução |
Escola Estadual Professora Margarez Maria Santos Lacet nível 3 |
Marcos Antônio Lenes de Araújo Anielly Ildefonso Santos Lopes |
Tendo em vista a grande animação das festas juninas no nordeste brasileiro, procura-se usar os jogos e brincadeiras típicas dessas festividades como ferramenta motivadora para o ensino desta disciplina. |
Escola Monteiro Lobato | Stephanie Cristina da Silva Alberto de Amorim Leite |
Sabe-se que a matemática é uma ciência que exige o pensamento lógico-dedutivo, no entanto, em boa parte do ensino fundamental e médio, ela tem-se reduzido a simples aplicações de fórmulas sem permitir aos estudantes o desenvolvimento de habilidades que possibilitem uma melhor compreensão da própria ciência em questão e suas aplicações no dia-a-dia. Faz-se necessária então situações provoquem a discussão, dedução e demonstração de elementos da matemática formal. Por conta disso, vimos no jogo, a torre de Hanói essa possibilidade para discussão de maneira divertida e desafiadora. Vale dizer que com o mesmo é possível introduzir conceitos ainda não vistos por alunos do 7º ano, como função e próprio princípio de indução já mencionado, cuja ideia é acessível aos alunos. |
Escola Monteiro Lobato | Stephanie Cristina da Silva Alberto de Amorim Leite |
A matemática é uma ciência que exige o pensamento lógico-dedutivo, no entanto, em boa parte do ensino fundamental e médio, ela tem-se reduzido a simples aplicações de fórmulas sem permitir aos estudantes o desenvolvimento de habilidades que possibilitem uma melhor compreensão da própria ciência em questão e suas aplicações no dia-a-dia. A mesma está presente em todos os lugares e em todas as épocas da humanidade. Observamos assim alguns elementos da arquitetura gótica e o quanto estes elementos se assemelham a elementos da geometria Euclidiana. O desafio era saber se aqueles elementos do estilo gótico eram possíveis de serem construídos utilizando régua e compasso. Tendo concluído positivamente o desafio, teve-se a ideia de realizar as construções utilizando o software geogebra. Vale destacar, que esse tipo de estudo possibilita ao aluno o acesso ao a construções geométricas um pouco mais elaboradas, já que se faz necessário o contato com conceitos, axiomas e teoremas vistos na graduação do curso de matemática bem como o próprio software. Além disso, possibilita ao aluno uma visão geral da geometria, considerando o nível em que ele esteja, e consequentemente o mesmo poderá perceber com mais clareza aplicações reais da matemática no dia-a-dia. |
Colégio Elite nível 3 |
Josias Alves Rocha Junior Cristiano de Albuquerque Medeiros |
A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o ser humano utiliza essa ciência para facilitar a vida e organizar a sociedade em que vive. Em 4000 a.C. na Mesopotâmia, os sumérios desenvolveram um dos primeiros sistemas numéricos, composto de 60 símbolos, já os egípcios usaram essa ciência nas construções de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos, Euclídes desenvolveu teoremas e sintetizou diversos conhecimentos sobre geometria, marcando o início da Geometria Euclidiana. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química etc. Podemos dizer, que tudo que existe baseia-se na matemática. No projeto, buscamos desenvolver atividades diversificadas, envolvendo a história da matemática, levando-se em conta que essa tendência oportuniza a leitura, a reflexão, a análise, o conhecimento interdisciplinar e permite tratar os conteúdos e conhecimentos matemáticos de forma contextualizada historicamente favorecendo o crescimento intelectual e cultural dos envolvidos. É preciso mostrar o conhecimento de cima, porque você vendo só pelos lados talvez tenha algumas arestas soltas. |
Domingo (02/11) - Tarde | ||
Escola | Orientador/co-orientador | introdução |
Colégio Elite nível 2 |
Josias Alves Rocha Junior Cristiano de Albuquerque Medeiros |
A matemática na maioria das vezes é muito mal vista pelos alunos, pois de certa forma eles acabam ficando presos em um pensamento em que ela é complicada e sempre difícil para a compreensão, graças a isso foram desenvolvidos ao decorrer do tempo vários e vários jogos que a envolvessem a matemática para de certa forma despertar o interesse desses jovens pela matéria que será de extrema importância para o futuro dos próprios. Alguns dos Jogos Matemáticos desenvolvidos foram jogos quebra-cabeças, jogos combinatórios, jogos abstratos, jogos aritméticos, jogos geométricos e etc... Cada um tem uma função específica e pode ser aproveitado para vários conteúdos da matemática. A utilização de jogos em ambiente de sala de aula pode ser um recurso metodológico eficaz de maneira a consolidar conceitos e para promover a motivação para a Matemática. |
IFAL nível 3 |
Diogo Carlos dos Santos Josias Alves Rocha Junior |
Esse trabalho é dedicado as pessoas que não conhecem a aplicabilidade da Matemática. Teoria dos números é o estudo das propriedades dos números INTEIROS, por exemplo questões referentes a fatoração de inteiros , ao cálculo do M.D.C. e ao estudo dos números primos. Um leigo pode se perguntar se os matemáticos ainda estudam essas coisas, e a resposta é obviamente sim. Existem muitos problemas em abertos na área de teoria dos números, problemas famosos e que valem um milhão de dólares, tais como: conjectura de Goldbach. Aplicaremos essa teoria em Criptografia, que se trata bem vagamente em codificar informações, usando-se uma chave, antes que estas sejam transmitidas, e em decodificá-las, após a recepção. Mais precisamente estudaremos o sistema de criptografia RSA, desenvolvido por três professores do MIT, sendo que RSA consiste nas iniciais de seus nomes. Duas razões para estudar o RSA: a primeira é que os resultados matemáticos utilizados nesse sistema são relativamente elementares (congruência: peq. teorema de fermat inversão módulo um natural dado); a segunda é que se trata do método mais utilizado de criptografia. |
Escola Estadual Rosalvo Ribeiro | Sarah Jane Souza da Silva Simone de Oliveira Tenório |
Nos últimos anos o mundo vem passando por uma profunda transformação, neste contexto, de constantes mudanças, o ensino não poderia continuar sendo apresentado da mesma forma tradicional. Uma das novas tecnologias que esta sendo usada para melhorar e facilitar o ensino e aprendizagem chama-se Realidade Aumentada (RA), que é a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, em um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico. Segundo Paz (1999), “o implemento de novas tecnologias de informação no Ensino pretendem ocasionar o desenvolvimento, aumentar a motivação do aluno, despertar interesse e curiosidade, reduzindo assim, assimetrias na qualidade de Ensino”. Com a RA é possível criar objetos tridimensional que podem ser facilmente manipulados. Esta característica da RA pode proporcionar maior interação entre o aluno e o objeto de estudo, despertando o interesse e a curiosidade. Portanto percebemos que o potencial educacional dessa tecnologia é grande e pode contribuir para uma ruptura nas maneiras tradicionais de ensinar e aprender matemática, em função de seus elementos inovadores, oferecendo uma nova forma de representação de conteúdo. Principalmente porque, como já sabemos o aprendizado da matemática vem sendo considerado difícil, precisemos, portanto encontrar alternativas que facilite seu ensino. |
Unidade Integrada SESI/SENAI-EBEPE - ATALAIA nível 3 |
Artur Isidoro | A metrologia é a ciência das medições e suas aplicações na sociedade. É responsável por englobar as teorias e práticas utilizadas nos campos das ciências e tecnologias. Além da aplicabilidade trivial da metrologia no desenvolvimento das padronizações dos pesos e medidas e na implementação de sistemas de unidades, como o SI, ela é amplamente aplicada nos mais variados processos de produção, visando a garantia da qualidade dos produtos e serviços, por meio de ensaios, aferição de grandezas físicas. Por ser uma ciência tão importante principalmente nas áreas profissionais, como a mecânica, a engenharia civil, entre outras, buscaremos mostrar que sem a Metrologia seria impossível conseguirmos medir várias coisas, bem como padronizá-las. Pretendemos utilizar o espaço deste evento, para apresentar ao público um pouco do quanto utilizamos a metrologia em nossa área de atuação, uma vez que fazemos parte do Curso da Habilitação Técnica de Técnicos em Plásticos, proporcionado pelo SESI/SENAI, momento que servirá de experiência e forte incentivo para nosso crescimento profissional. Portanto, esta é a importância do nosso projeto, mostrar o quão a Metrologia é fundamental em nosso dia-a-dia. |
Segunda-feira (03/11) - Manhã | ||
Escola | Orientador/co-orientador | introdução |
Escola Padre Pinho | Rose Mary Maryanny Cavalcante |
A matemática é uma das disciplinas que mais causam reprovação e desinteresse pelos alunos, que é perceptível as enormes dificuldades que eles possuem com relação a linguagem nas questões e com relação aos assuntos anteriores, e uma maneira de amenizar essas inúmeras dificuldades é inserir e mostrar que a matemática pode ser mais divertida e que cada assunto tem um motivo para estar presente na vida de cada um, através de pesquisas e jogos, ou seja uma forma mais dinâmica e agradável de estudar, assim eles podem construir o próprio senso crítico diante do assunto ou matéria abordada, formulando hipóteses a partir de observação, erros, tentativas e acertos, além disso os jogos vão motivar os alunos não apenas nos assunto, mas também na solidariedade entre eles, desenvolvendo o senso criativo e motivacional, descobrindo novas formas e conceitos para fugir dos padrões e dogmas existentes, a partir dessa observação foi possível a realização do projeto nos sétimos anos, estimulando uma melhor aprendizagem e desenvolvimento. |
Escola Estadual Benedita De Castro Lima nível 3 |
Fabricio José Rocha Tenorio Lisboa Manoel Andre da Costa Almeida |
Equações algébricas é um dos conteúdos matemáticos que desperta bastante interesse no mundo acadêmico devido a sua importância e aplicabilidade tanto em outros conteúdos matemáticos, como em outras ciências e até mesmo para resolver problemas do nosso cotidiano. Na prática, principalmente em escolas públicas, encontramos alunos no ensino médio com imensa dificuldade em trabalhar com expressões algébricas e resolver equações do segundo grau, dificultando ao professor trabalhar os conteúdos do ensino médio e ao próprio aluno compreender conceitos relativamente simples. Essas dificuldades podem estar associadas à forma com que esses conteúdos são mecanicamente lecionados, compostos de regras e detalhes que acabam limitando o pensamento do aluno. Os Estudantes, por exemplo, quando se deparam com uma equação do segundo e terceiro grau, lembram que a sua solução depende apenas de uma única fórmula. Portanto, para solucionar tal problema, mostramos nesse projeto uma ideia de como as escolas podem adotar outros mecanismos de ensino para expor os assuntos de equações algébricas mostrando aos aluno, uma relação de interação com o meio em que ele vive. |
Escola Estadual Teotônio Vilela nível 1 |
Williane Costa Ferreira Jennyfer de Oliveira Lima |
A Teoria dos Jogos inicialmente foi desenvolvida como instrumento para analisar como se comportava o desenvolvimento econômico e na construção de estratégias nucleares. Depois começou a ser utilizada também no estudo da evolução de espécies animais e seus comportamentos e hoje é aplicada também em outras áreas, como jornalismo, ciência da computação, etc. É possível compreender que a Teoria tem grande valia, porque permite que o indivíduo utilize meios que organizam o seu raciocínio nas situações adversas do cotidiano com seu concorrente, colega de trabalho, cliente, amigo, consumidor e outros; onde quem tiver a melhor estratégia, ganha vantagem sobre seu oponente. |
Colégio de Educação Básica Santa Esmeralda | Jônatas Ferro Cavalcante Luiz Antônio Barbosa Silva |
O teorema de Pitágoras é considerado uma das principais descobertas da matemática, ele descreve uma relação existente no triângulo retângulo. Lembrando que o triângulo retângulo pode ser identificado por dois lados chamados catetos onde entre eles forma-se um ângulo reto que mede 90°, o lado maior do triângulo é chamado de hipotenusa. Ele também é um recurso que serve de suporte nos cálculos mais variados e em problemas geométricos , possibilitando relações com vários tipos de experiências e desafios. Da vida de Pitágoras quase nada pode ser dito de certeza , pois ele foi um objeto de relatos tardios e fantasiosos. Parece certo que Pitágoras nasceu na ilha de Samos 571 anos a.c. Era filósofo e matemático. Uma de suas maiores descobertas foi o chamado teorema de Pitágoras. Esse teorema é uma formula matemática que ensina a descobrir a hipotenusa de um triângulo, tendo apenas os valores de dois catetos. Ele diz que a soma dos quadrados aos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Esse teorema é de grande importância para a engenharia, matemática, arquitetura, entre outras áreas do conhecimento. |
Segunda-feira (03/11) - Tarde | ||
Escola | Orientador/co-orientador | introdução |
Colégio de Educação Básica Santa Esmeralda | Luiz Antonio Barbosa Silva Jonatas Ferro Cavalcante |
A representação de ângulos está relacionado com os mais variados objetos do cotidiano de todos, a relação particular entre polígonos regulares e não regulares está na formação das figuras, sendo de fundamental relevância no tema trabalhado, particularmente o estudo de ângulos internos e sua soma em polígonos regulares. Para isso, o contexto depende diretamente da divisão dos polígonos em triângulos com seus respectivos ângulos internos conhecidos, por ser detalhadamente estudado anteriormente, correspondendo a 180°. Dessa forma ao observar o número de triângulos encontrados com as experiências confeccionadas por todos em aula, os dados necessários ficaram de fácil recolhimento, analogamente a obtenção dos resultados desejados. O projeto vem propor aos alunos em geral, a importância da elaboração de aplicar a teoria ao uso de experiências, por despertar o interesse de resolver problemas do cotidiano e desafiá-los na busca de uma melhor aprendizagem. Por ter desenvolvido cada experiência a curiosidade e a desenvoltura em exercícios e avaliações tornaram facilmente resolvíveis, comprovando a partir das notas obtidas posteriormente. Por fim, a experiência vivida e exposta, torna-se uma importante ferramenta de estudo da matemática, por permitir a elaboração de materiais didáticos e o conhecimento esperado. |
Colégio Fantástico | Stanley de Oliveira Lessa | O problema das quatro cores surgiu em 1852, quando Francis Guthrie conjecturou que 4 cores seriam necessárias para colorir qualquer mapa sem que regiões vizinhas tivessem a mesma cor. Daí em diante o problema foi objeto de estudo de vários matemáticos famosos, mas só foi solucionado mais de cem anos depois. |
Colégio Dinâmico | Kátia Margareth Rodrigues Da Silva Benedito Bernardo Silva Filho |
O jogo tem papel importante no desenvolvimento de habilidades de raciocínio, pois ele requer organização, atenção, estratégias e concentração, itens que são necessários para o bom aprendizado, em especial da matemática. Também podemos, por meio dos jogos desenvolver, no aluno, a linguagem, a criatividade e o raciocínio dedutivo, exigidos na escolha de uma jogada e na argumentação necessária durante a troca de informações no caso de jogos coletivos. É importante considerar que o aprendizado, também passa pela utilização não somente de jogos, mas também, de alguns desafios que necessitam da utilização de raciocínio, pois essas atividades promovem a competição sadia e a socialização, além de recuperarem procedimentos de raciocínio que, historicamente, sempre estiveram associados ao saber matemático, como o prazer de resolver e de propor desafios. |
Colégio Dinâmico | cássia Vanessa De Sousa Silva Erenilson Dos Santos Marinho |
Em matemática, projetar é o ato que consiste em representar um determinado objeto num plano, denominado plano da projeção.Temos como base as projeções náuticas, aeronáutica e cartográfica.Nas cartas náuticas, é usada para representar a superfície terrestre sobre um plano, mais precisamente usada para fins técnicos ou científicos servindo não só para ser examinada, mas também para que se trabalhe sobre ela na resolução de problemas gráficos, envolvendo ângulos e distâncias. Já nas cartas aeronáuticas ela particulariza aspectos cartográficos do terreno, ou de parte dele, destinado a apresentar além de aspectos culturais e hidrográficos, informações suplementares necessárias à navegação aérea, pilotagem ou no planejamento de operações aéreas.Por sua vez, na cartografia, segundo ROCHA (1998), as projeções cartográficas podem ser definidas, como funções matemáticas que relacionam pontos de uma superfície a uma projeção plana, fazendo assim os mapeamentos desejados.Dessa forma, por acharmos um assunto intrigante e, ao mesmo tempo fascinante, decidimos trazê-lo, pois o envolve diversas áreas de estudo e de trabalho. A sua utilização se faz por meios técnicos, mas a sua projeção é meramente matemática, trabalhando principalmente na área da geometria plana e espacial; fazendo com que os nossos estudantes possam fazer uma relação entre o concreto e o abstrato. |
Terça-feira (04/11) - Manhã | ||
Escola | Orientador/co-orientador | introdução |
Escola Estadual Benedita de Castro Lima | Ricardo Alexandre Gomes da Silva Pedro Henrrique da Silva Sampaio |
O ensino de matemática mostrou-se mais produtivo a partir de sua dinamização em sala de aula. O método antigo, onde o professor apresenta a fórmula e suas aplicações, mostrou-se um tanto quanto vago, nos dias atuais. Uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e escasso de profissionais com capacidade de raciocínio rápido e bem elaborado.Com o intuito de melhorar essa necessidade, proporcionamos aos nossos alunos a experiência ímpar de construírem e desenvolver algumas demonstrações do Teorema de Pitágoras de modo lúdico dentro da sala de aula. |
Escola SESI Industrial Abelardo Lopes (Antiga Escola SESI Cambona) | Urandy Carlos Marinho dos Santos Jeam Clemente da Rocha |
Pode-se fazer um paralelo da Música com a Matemática ao serem observados os números de frequências por segundo onde os sons podem ser calculados. Esta diferença nas frequências, mais rápidas produzindo sons mais agudos e mais lentas produzindo os sons graves, gera a afinação mais comum dos Instrumentos, também chamado de” temperamento igual”, que é um sistema físico matemático que uniformiza a afinação dos sons de forma que cada um tenha uma medida exata. Tanto o pensamento musical como o matemático tem em comum a busca por padrões e regularidades. Na música, a regularidade se apresenta no ritmo, na harmonia, ou na estrutura de compassos. A matemática busca as regularidades numéricas (pares, ímpares, progressões aritméticas e geométricas), as proporções geométricas constantes (PI, razão áurea), entre outros. A relação entre a Música e a Matemática pode ser verificada desde a Grécia antiga, por volta do sec. VI a.C com um eminente filósofo chamado Pitágoras, que desenvolveu trabalhos de pesquisa nas áreas de filosofia e matemática. Para ele tudo se constituía em números, que toda música pode ser reduzida a números e relações matemáticas, e que o universo e todos os seus fenômenos podem ser explicados na razão dos números e relações matemáticas encontradas na música. Pitágoras e seus discípulos tinham a música em grande consideração. |
Colégio Fantástico | Stanley de Oliveira Lessa Adélia Vertano |
A ideia de criptografia é muita antiga e foi utilizada pela primeira vez (que se tem conhecimento) em 1900 a.c. por um escriba que utilizou hieróglifos fora do padrão numa inscrição. Antigamente, a cifragem era utilizada na troca de mensagens, sobretudo em assuntos ligados à guerra, ao amor e à diplomacia. Posteriormente, o imperador Júlio Cesar apresentou uma das técnicas mais clássicas de criptografia, a substituição, em que se baseava na troca de cada letra por outra situada a três posições à frente no alfabeto. O foco do nosso projeto é o algoritmo RSA, sendo o método que possibilitou a assinatura digital e a criptografia RSA e é umas das grandes inovações em criptografia em chaves públicas. Se baseia em teorias clássicas dos números. Seu funcionamento é baseado em gerações de um par de chaves: uma chave pública e outra privada. Nossas motivações para a realização desse projeto foi entender melhor como um processo de criptografia RSA funciona e como uma máquina realiza esse processo tão trabalhoso. A criptografia RSA é constantemente usada de forma indireta no dia-a-dia. Em um simples ato de enviar uma mensagem para alguém, antes de chegar a seu destino, ela passa pelo processo de codificação e descodificação para finalmente a mensagem original seja recebida pelo destinatário. |
Escola SESI Industrial Abelardo Lopes(Antiga Escola SESI Cambona) | Urandy Carlos Marinho dos Santos Jeam Clemente da Rocha |
No estudo da geometria, tanto no ensino fundamental como o ensino médio, os alunos possuem dificuldade de entender os conceitos e aplicações que envolvem os conteúdos estudados. Desde as séries iniciais os professores geralmente trabalham com as figuras e objetos planos, um dos exemplos é o trabalho com os blocos lógicos. Um primeiro momento o estudo da geometria não faz nenhum sentido para os alunos. Geralmente é ensinada sempre partindo da geometria plana, apresentando as figuras achatadas, desenhadas no livro, dando pouca ênfase para a tridimensionalidade, não integrando os objetos sólidos com o espaço, a representação das formas, e principalmente não fazendo relações com objetos de nossa realidade. É dentro deste espírito que os alunos são convidados a construírem os sólidos geométricos. Então nessa fase, é importante utilizar objetos que tenham relação com as formas geométricas mais usuais como, por exemplo, cone de lã, casquinha de sorvete e chapéu de palhaço para lembrar o cone; latas de azeite e latas de cera para lembrar o cilindro; embalagens e enfeites para lembrar as formas de pirâmides. Com isso motivar as pessoas a ver que as aplicações da geometria espacial é muito grande e possui um aspecto pratico muito grande vamos também dar ênfase também a eles com lindos objetos decorativos. |
Terça-feira (04/11) - Tarde | ||
Escola | Orientador/co-orientador | introdução |
Escola estadual Onélia Campelo | Manoel Roberto Alves da Silva Kássia Sandreane Soares de Vasconcelos |
É perceptível uma grande dificuldade dos alunos no ensino escolar, e mais ainda como o professor deve trabalhar essas deficiências para minimiza-las, e o jogo é uma forma específica de atuação que pode proporcionar avanços escolares diante do assunto trabalhado. A matemática na escola é vista como uma matéria isolada, onde os números; cálculos e medidas não podem ser associados a nada que os rodeiam. Sendo assim, o projeto entra em contradição com essa perspectiva, mostrando que essa relação é possível, “unindo o útil ao agradável”, ou seja, levando brincadeiras ao meio educacional e tendo como retorno a aprendizagem do aluno. |
Escola estadual Onélia Campelo | Manoel Roberto Alves da Silva Laíza da Silva Firmino |
A matemática está presente no cotidiano da maioria das pessoas, direta ou indiretamente. Apesar disso, não é fácil mostrar aos alunos sua aplicabilidade nas diversas áreas de conhecimento. Esse vem sendo os maiores desafios do professor e da educação pública, de garantir que os alunos entrem na escola, permaneçam nela e saiam com um conhecimento satisfatório. Para que isso ocorra é necessário uma maneira diferenciada de transmitir o conhecimento para o educando, de forma que sintam-se motivados, pois é perceptível atualmente uma desmotivação por parte dos alunos em estudar a matemática pelo método tradicional. O método proposto neste projeto são os jogos matemáticos, que darão suporte ao professor no desenvolvimento das operações básicas com números naturais – o qual é base para os anos posteriores – podendo ser aplicado em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da Educação Básica, visto que esse nível apresenta um déficit nas quatro operações. |
Escola Estadual Prof.ª Irene Garrido | Lucimar Pereira Rocha Melo Rafael Bruno Feitoza de Lima |
Na "mágica de Fibonacci" um voluntário escolhe dois números inteiros e a partir destes gera outros 8 segundo a lei de Fibonacci, o mágico então acha a razão entre o décimo e o nono termo, que vai ser sempre 1,61 e já tendo este número em um envelope, será realmente uma bela mágica. Também é fácil encontrar a soma dos 10 termos sabendo apenas o sétimo, pois sendo X o primeiro e Y o segundo número, o sétimo será 5X+8Y e 11(5X+8Y)=55X+88Y é a soma dos dez termos, faremos depois uma atividade com uma calculadora para números maiores da sequência, mostrando que a razão entre um número da sequência e seu antecedente se aproxima do número de ouro a medida que esse número cresce. Nas sequências com os números figurados, começaremos construindo várias figuras e fazendo relações de modo a deduzir fórmulas que irão estabelecer uma curiosa e interessante relação entre padrõesnuméricos e geometria, explicando-se antecipadamente o conceito de números poligonais e números poligonais centrais, contando-se toda a história desdes. |
IFAL nivel 3 |
Diogo Carlos dos Santos Carlos Argolo Pereira Alves |
Dado um polígono construído sobre uma grade de pontos equidistantes, de modo que as coordenadas dos pontos sejam inteiras, onde os vértices do polígono sejam pontos da grade. O teorema de Pick nos mostra através de uma formula uma maneira simples para o cálculo da área desse polígono, a formula diz que a área do polígono(A) e igual aos pontos no perímetro do polígono(X) dividido por, somado com os pontos do interior do polígono(Y), menos um. Vejamos: A=X/2+Y-1 |