Marching Cubes
Dimas Martínez (IM/UFAL)
Resumo: O algoritmo Marching Cubes foi proposto por Lorensen e Cline em 1987. Originalmente desenhado para reconstruir superfícies a partir de imagens médicas, este algoritmo clássico é usado na poligonização de superfícies implícitas e na extração de isosuperfícies em dados volumétricos. Neste seminário apresentaremos o algoritmo original. A continuação daremos uma visão geral da evolução e variantes deste algoritmo desenvolvidas nos últimos 24 anos.
Dia: 09 de junho de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 15h e 30 min
Local: Laboratório de Computação Gráfica
Filtro Mediano Adaptativo Baseado em Decisão para Remoção de Degradações Modeladas Através de Ruído Impulsivo (Manchas, Arranhões, Estrias, Riscos e Listras)
Michel Alves (IC/UFAL)
Resumo: Apresentaremos o trabalho intitulado Decision Based Adaptive Median Filter to Remove Blotches, Scratches, Streaks, Stripes and Impulsive Noise in Images de autoria de Vijaykumar V.R. e Jothibasu P., ambos professores do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computação da Universidade de Anna em Coimbatore, Índia. Neste trabalho é introduzido um novo filtro mediano adaptativo para remoção de certas degradações que podem ser modeladas através de ruído impulsivo. O método proposto nada mais é que um algoritmo em dois estágios. No primeiro estágio as regiões candidatas a filtragem são detectadas através da métrica ROAD(Rank Ordered Absolute Difference). As regiões candidatas apresentam-se como uma mistura de pixels comprometidos e não comprometidos. No segundo estágio, a informação que compoẽ a região afetada é susbstituida pelo valor mediano dos pixels não comprometidos existentes na amostra. Os resultados visuais e quantitativos demonstram que o filtro proposto supera muitos dos filtros medianos existentes na literatura tanto em termos de remoção e artefatos diversos quanto no quesito da preservação de bordas.
Dia: 02 de junho de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 15h e 30 min
Local: Laboratório de Computação Gráfica
Reconhecimento de Gestos da Mão para Interação Homem-Máquina
Adriano Oliveira Barbosa (IM/UFAL)
Resumo: Mesmo com toda tecnologia atual algumas pessoas ainda consideram que a interação com computador não é ideal. Novos equipamentos, como Kinect da Microsoft, vem sendo desenvolvidos para melhorar essa interação entre homem e máquina, entretanto essas soluções dependem de tal equipamento. Apresentaremos o trabalho Hand Gesture Recognition for Human-Machine Interaction devido a E.Sánchez-Nelsen, L.Antón-Canalís e M.Hernández-Tejera, que propoẽ um sistema de visão em tempo real que faz reconhecimento de gestos da mão utilizando sensores de baixo custo como, por exemplo, uma webcam comum. O sistema apresentado é capaz de reconhecer o movimento da mão em imagens com diversos fundos e sob condições variadas de iluminação.
Dia: 26 de maio de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 15h e 30 min
Local: Laboratório de Computação Gráfica
Desenvolvimento de um Sistema para Conversão de Coberturas de Imagens Geo-Referrenciadas
Ailton Felix (IC/UFAL)
Resumo: A area de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) envolve a modelagem, a visualização e o emprego de uma vasta gama de algoritmos para processamento de dados georreferenciados. As aplicações dessa natureza, de um modo geral, requerem um pré-processamento dos dados para que o uso dos mesmos seja viabilizado, pois esses dados exigem um alto custo computacional para armazenamento, acesso, tratamento e representação. O sistema sugerido aborda o problema de uma cobertura de imagens que possui segmentos diferentes que cobrem a mesma parte de uma região do globo terrestre, ou seja, as imagens apresentam uma sobreposição ou interseção de regiões, tendo assim uma redundância de informação e dificultando a manipulação dos dados por parte da aplicação. Além disso as imagens adquiridas possuem diferentes tamanhos, resoluções, posicionamentos e orientações. A essa cobertura damos o nomes de cobertura irregular com sobreposição. Será apresentado um método de conversão de cobertura de imagens, onde dado um conjunto de imagens de uma cobertura irregular com sobreposição serão geradas imagens que possuam as mesmas dimensões e estarão distribuídas em uma mesma estrutura de uma grade regular uniforme, teremos então como resultado uma cobertura regular uniforme.
Dia: 19 de maio de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 15h e 30 min
Local: Laboratório de Computação Gráfica
Poligonização de Superfícies Implícitas
Adriano Barbosa (IM/UFAL)
Resumo: Dada uma função f:R3 -> R, o conjunto S = {(x, y, z) ∈ R3 | f(x, y, z) = c} onde c é um valor regular de f, é chamado superfície implícita. Superfícies implícitas são aplamante utilizadas em imagens médicas, modelagem molecular, CAD (Computer Aided Design), etc. Mas devido a sua natureza, superfícies implícitas são muito difíceis de se desenhar. Por outro lado, desenhar polígonos no computador é uma tarefa muito fácil. Apresentaremos um trabalho devido a T.Karkanis e A.J.Stewart, onde a superfície é triangulizada de tal modo que os triângulos da malha são bem próximos de triângulos equiláteros e que o tamanho de suas arestas depende da curvatura local da superfície. Como resultado teremos uma malha "bem comportada" com triângulos gordinhos, que implica em uma quantidade menor de triângulos, facilitando o desenho. Revisaremos alguns conceitos de Geometria Diferêncial e Análise como curvatura de superfície, triangulação e Teorema da função Implícita.
Dia: 12 de maio de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 15h e 30 min
Local: Laboratório de Computação Gráfica
Learning good views through intelligent galleries
Thales Vieira (IM/UFAL
Resumo: The definition of a good view of a 3D scene is highly subjective and strongly depends on both the scene content and the 3D application. Usually,camera placement is performed directly by the user, and that task may be laborious. Existing automatic virtual cameras guide the user by optimizing a single rule, e.g. maximizing the visible silhouette or the projected area. However, the use of a static pre-defined rule may fail in respecting the user s subjective understanding of the scene. This work introduces intelligent design galleries, a learning approach for subjective problems such as the camera placement. The interaction of the user with a design gallery teaches a statistical learning machine. The trained machine can then imitate the user, either by pre-selecting good views or by automatically placing the camera. The learning process relies on a Support Vector Machines for classifying views from a collection of descriptors, ranging from 2D image quality to 3D features visibility. Experiments of the automatic camera placement demonstrate that the proposed technique is efficient and handles scenes with occlusion and high depth complexities. This work also includes user validations of the intelligent gallery interface.
Dia: 05 de maio de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 15h e 30 min
Local: Laboratório de Computação Gráfica